O Portimonense somou hoje o primeiro triunfo na edição 2020/21 da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-1 no reduto do Marítimo, depois de estar a perder, em encontro da quarta jornada.

A formação da casa adiantou-se no marcador já na segunda parte, aos 51 minutos, por Rodrigo Pinho, que marcou, de grande penalidade, o seu quinto golo na prova, mas, Dener, aos 69, e o suplente Anderson, aos 74, selaram a reviravolta.

Na classificação, o conjunto insular, que tinha batido o FC Porto por 3-2, em pleno Dragão, na última ronda, manteve-se com seis pontos, enquanto os algarvios, que somavam um empate e duas derrotas, passaram a somar quatro.

Jogo no Estádio do Marítimo.

Marítimo - Portimonense, 1-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Rodrigo Pinho, 51 minutos (grande penalidade).

1-1, Dener, 69.

1-2, Anderson Oliveira, 74.

 

Equipas:

- Marítimo: Amir, Cláudio Winck, René Santos, Zainadine (Milson, 83), Lucas Áfrico, Marcelo Hermes, Edgar Costa (Pelágio, 65), Jean Irmer, Correa, Rodrigo Pinho (Joel, 83) e Jefferson (Alipour, 46).

(Suplentes: Caio Secco, Kerkez, Jean Cléber, Milson, Bambock, China, Pelágio, Alipour e Joel).

Treinador: Lito Vidigal.

- Portimonense: Samuel, Koki Anzai, Willyan, Maurício, Fali Candé, Dener, Pedro Sá, Lucas Fernandes (Fernando, 90+4), Aylton Boa Morte (Henrique, 88), Fabrício (Vaz Tê, 89) e Welinton Jr. (Anderson Oliveira, 65).

(Suplentes: Gonda, Lucas Possignolo, Anderson Oliveira, Vaz Tê, Beto, Júlio César, Henrique, Luquinha e Fernando).

Treinador: Paulo Sérgio.

 

Árbitro: João Bento (Santarém).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rodrigo Pinho (15), Jefferson (43), Pedro Sá (82), Cláudio Winck (87).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Declarações dos treinadores após o jogo Marítimo–Portimonense (1-2), da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol:

 

- Lito Vidigal (treinador do Marítimo): “Era um jogo que queríamos muito ganhar e fazer a terceira vitória consecutiva. A equipa começou bem, criamos algumas situações de golo, as primeiras situações claras de golo são nossas, mas tivemos alguma infelicidade na concretização.

Não nos faltou entrega, não nos faltou luta, fomos infelizes em alguns momentos. Foi uma pena não termos conseguido dar seguimento aquelas duas vitórias, mas agora vamos é começar a preparar o próximo jogo e já temos em mente o próximo adversário.

Quando nós estamos em vantagem, o adversário tem de arriscar um pouco mais e é normal que nós tenhamos de baixar um pouco as linhas, mas não foi por isso, porque foram em lances de bola parada, os golos surgiram de segundas bolas e isso com melhor posicionamento podíamos ter evitado.

As derrotas são difíceis de gerir, não há dúvida que a equipa trabalhou e quis vencer, procurou sempre, até ao fim, um resultado diferente.

(Sobre a saída de Nanu para o FC Porto) Se o campeão nacional vem contratar um jogador ao Marítimo, é sinal que esse jogador tem qualidade. Mesmo sabendo que podemos perder esses jogadores que são importantes, temos de conseguir encontrar soluções dentro do plantel e alterar um pouco a nossa forma de jogar, mas isso leva algum tempo. Vamos precisar de algum tem para ajustar”.

 

- Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Podíamos ter conquistado mais alguma coisa nas primeiras três jornadas, mas o que é facto é que viemos para a quarta jornada com apenas um ponto, e tenho de sublinhar a personalidade que o grupo colocou em campo sem acusar qualquer tipo de pressão, e, isso é fruto de muito trabalho.

Só com um ponto, na quarta jornada, não demonstraram qualquer perda de confiança, antes pelo contrário. Eu tinha dito que estes 15 dias, com a paragem das seleções, seria benéfico, e acho que se provou um pouco isso, amadurecemos em alguns aspetos do jogo que não estavam tão consolidados. No fundo, são mais 15 dias para os jogadores novos se adaptarem à realidade que estão a viver.

Foi uma excelente resposta, uma belíssima vitória, contra uma ótima equipa, que começou o campeonato de forma extraordinária e, portanto, estou muito satisfeito com os jogadores, muito satisfeito por dar estes três pontos aos nossos adeptos, que são incansáveis, mas, fundamentalmente, pelos jogadores que são completamente merecedores pela forma como trabalham diariamente”.

 

 

Lusa