Apenas Suécia, Eslovénia e Bélgica estão à frente de Portugal, que é assim o quarto país da OCDE a tributar mais os níveis mais altos de rendimentos.

Portugal é o quarto país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), entre 41 nações, onde quem ganha mais paga, proporcionalmente, mais impostos. Apenas Suécia, Eslovénia e Bélgica estão à frente de Portugal.  

Em causa estão dados que constam no relatório «Taxing High Incomes», do European Policy Information Center (Epicenter), que apresenta as contas de uma forma simples: quantos impostos é que quem ganha mais paga pelo último euro de salário? Na Suécia são 76%, na Bélgica e Eslovénia 73% e em Portugal 72%. Um valor, de resto, muito seperior ao verificado na média dos países analisados (56%).

Na causa da tabela encontram-se Bulgária (29%), México (42%) e Nova Zelândia (44%), por esta ordem. 

Outra das conclusões a retirar do estudo é que em 29 países, entre 41 analisados, o Estado ganha mais com o aumento do salários que os trabalhadores, ou seja, nessas 29 nações, quem ganha mais paga pelo menos 50% do salário em impostos. 

Por: Idealista