Está em fase de assinatura de contrato a empreitada relativa à substituição de 2. 500 luminárias de iluminação pública, conforme já anunciado. José Carlos Rolo aponta que «além de reduzir visivelmente os custos, estamos a contribuir para a diminuição do consumo de eletricidade e consequentemente da pegada ecológica».

A substituição de luminárias não vai ficar por aqui, prevendo-se que venham a ser substituídos mais 1050, o que irá traduzir-se numa poupança anual de 167 mil euros.

O Município de Albufeira vai investir mais de 600 mil euros no aumento da Eficiência Energética na rede de Iluminação pública do concelho. A notícia já tinha sido avançada, mas agora o contrato de adjudicação já está em fase de assinatura e destina-se à substituição de 2.500 luminárias de iluminação pública de tecnologia obsoleta, por novas de tecnologia LED, na Av. dos Descobrimentos. Trata-se de um investimento de 674.960,30 €, mas estima-se que o retorno simples de capital médio, através das poupanças na fatura da energia elétrica, se concretize ao fim de cinco anos.

A obra faz parte do plano de substituição integral de todas as luminárias da cidade. A zona de intervenção prevista nesta empreitada é a zona antiga, desde o Rossio até à Praia dos Aveiros, e vias principais de acesso à cidade. Para além da eficiência energética, sairão beneficiados a qualidade da iluminação, o reconhecimento de objetos e pessoas à noite, melhorando assim a segurança pública noturna.

Até ao momento, já foram instaladas 955 luminárias LED, 400 custeadas pelo município e 555 instaladas pela EDP a pedido da autarquia. “Prevemos substituir brevemente todas as luminárias do centro urbano de Albufeira. Depois deste concurso público, realizaremos mais dois ou três para substituir um total de 6200 luminárias, desde a Marina até à Balaia, Alto dos Caliços e Montechoro”, avançou já o presidente da Câmara Municipal.

Segundo José Carlos Rolo “é um investimento para o futuro, que permite o retorno de capital simples em quatro anos”. Por ano, as 3555 luminárias LED permitem poupar cerca de 167 mil euros e, segundo o autarca, “além de reduzir visivelmente os custos, estamos a contribuir para a diminuição do consumo de eletricidade e consequentemente da pegada ecológica”. Deste modo, 15,2 por cento da iluminação pública do concelho utilizará lâmpadas LED. É intenção do município “estender esta medida às restantes freguesias, numa parceria com a EDP Distribuição, em que a Câmara financiará o processo nos centros urbanos e a EDP ocupar-se-á essencialmente das zonas rurais”.

 

Por: CM Albufeira