Uma parceria estabelecida entre o município de Lagos e o Torrance Center Portugal – Associação Científico Pedagógica propõe-se implementar nas escolas do concelho o programa «CriAtividade»,

o qual visa preparar os jovens para os desafios de amanhã, dotando-os de competências estruturantes como a capacidade de resolução de problemas, o pensamento estratégico, a tomada de decisão, a comunicação igualitária, a colaboração, a criatividade e a inovação.

Foi aprovada na última reunião de Câmara do executivo lacobrigense, realizada a 5 de fevereiro último, a adesão do município ao projeto de inovação social «CriAtividade – Problem solvers em ação», assim como a assinatura da Carta de Compromisso de Investimento Social para efeitos de candidatura deste projeto ao Programa de Parcerias para o Impacto.

Dar continuidade ao desenvolvimento de estratégias e metodologias que contribuam para capacitar a população escolar do concelho em termos de competências estruturantes como o pensamento crítico, estratégico e inovador, visando uma mais eficaz e eficiente resolução de problemas, à luz da sociedade de informação e do conhecimento, é o objetivo da autarquia.

Para o efeito o município de Lagos prontificou-se a cofinanciar com uma verba de 20 961,30€ a implementação do projeto por um período de dois anos nos agrupamentos de escolas de Lagos.

O projeto prevê, no primeiro ano, formar um grupo de professores (de ambos os agrupamentos) e alguns técnicos da autarquia, os quais irão passar, no segundo ano, esta metodologia a outros professores e técnicos, que por sua vez trabalharão com os alunos.

Este é mais um programa inovador a juntar-se a outros já anteriormente dinamizados ou apoiados, como é o caso do projeto de estímulo ao empreendedorismo («Lagos Empreendedor Ensino»), que consubstanciam a aposta do município da Educação.

 

Por: CM Lagos