O maior Concurso de Vinhos de Portugal e Espanha realizou a 16ª edição com grande sucesso de participação, tendo sido avaliados cerca de 1.000 vinhos.

Pela primeira vez, Portugal ultrapassou a Espanha no número de vinhos participantes, representando 53% do total.

 De Portugal, é a região do Douro que regista a maior presença. Do lado espanhol, destacam-se as denominações Ribera del Duero e Rueda.

 A Comissão de Prova foi composta por 50 profissionais de grande prestígio, de Espanha, Portugal, Bélgica, Roménia, Rússia e Uruguai.

 VinDuero-VinDouro publicará a decisão do Júri no final do presente mês, com a divulgação da lista dos vencedores dos PVV 2020  -  Geral e Em Feminino.

Graças a este grande evento, associar a Cultura do Vinho ao Turismo, assume-se cada vez mais como uma alternativa eficaz ao despovoamento no Território.

Os Prémios VinDuero-VinDouro encerram uma nova edição com um estrondoso sucesso de participações, apesar das circunstâncias causadas pela pandemia Covid-19.

O maior concurso de vinhos de Espanha e Portugal realizou os seus três dias de provas cegas nos dias 4, 5 e 6 de agosto no restaurante "La Retoñera de Arribes" em Trabanca, Salamanca.

 O Concurso, com uma história consolidada de 16 anos, ajustou o seu regulamento e adaptou as instalações para garantir o rigoroso cumprimento de toda as medidas de saúde contra a Covid-19.

Painel de provadores e todos os membros da equipa técnica foram submetidos ao controlo diário da temperatura, tendo sido disponibilizado e utilizados desinfetantes nas entradas e saídas do recinto, mesas de trabalho e em todos os espaços adjacentes, bem como o uso generalizado de máscara de proteção.
Neste ano de 2020 os objetivos foram, uma vez mais, superados, com a participação de cerca de 1.000 referências de vinho, com origem em mais de 80 menções geográficas de Portugal e de Espanha.

Pela primeira vez na história do concurso, Portugal ultrapassou a Espanha no número de referências, representando 53% do total, revelando o bom trabalho do país vizinho e o interesse dos produtores em dar a conhecer os seus vinhos aos grandes mercados internacionais, incluido a vizinha Espanha.

 O Douro tem vindo a manifestar-se como a região com maior número de referências de vinhos a concurso, seguido pela Beira Interior, Trás-os-Montes e Tejo, e do lado espanhol, Ribera del Duero e Rueda.

A destacar a presença de referências de todo o território ibérico, incluindo vinhos dos Açores, Madeira, Baleares e Canárias.

O Concurso é uma ponte entre Espanha e Portugal e serve de trampolim para a internacionalização dos vinhos de ambos os países.

 “Em VinDuero-VinDouro Portugal e Espanha olham juntos, para o futuro”, nas palavras de José Luis Pascual, Presidente dos Prémios, “somos uma referência internacional e pretendemos apoiar as adegas e o território”.

“O que começou como uma feira para a Cultura do Vinho, e para o desenvolvimento do território que a rodeia, tornou-se num grande Concurso Internacional.

 Concurso que passa também pelo ambiente fantástico de confraternização e um nível de vinhos muito bom”, afirmou enfaticamente Julio Gallo, enólogo, gerente de Bodegas Ribera de Pelazas, DO Technician Arribes.

Os Prémios VinDuero-VinDouro tiveram início em 2004 com a participação de 32 vinhos da região.

Ao longo da sua história, o Concurso tem crescido exponencialmente com a edição em feminino, com uma nova categoria de vermute - totalizando agora 11 categorias diferentes - e com os eventos promocionais realizados, ao longo do ano, em Portugal e em Espanha.

De acordo com Mar Galván, Enóloga em D.O. Priorat, “[PVV] é um Concurso único, que foi crescendo aos poucos e no qual apostamos, vendo como se tornava cada vez maior”.

 Para Jorge Alves, enólogo principal da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e “Enólogo do Ano 2018” em Portugal, VinDuero-VinDouro é fundamental para a região transfronteiriça: “um projeto pequeno no inicio, mas que se transforma numa verdadeira ambição ibérica”, destaca.

Acrescenta, “foram provados vinhos muito ambiciosos e o nível dos provadores é muito elevado, o que não acontece em todos os concursos”.

Jorge Alves participou pela primeira vez como membro do Júri e afirma ter sido uma experiência magnifica.

Mais, o Concurso transformou Fermoselle na “Vila do Vinho” com a celebração da Gala "Terroir de Fronteira 2020".

Provadores e equipa técnica desfrutaram de "Momentos Únicos", as visitas guiadas ao património subterrâneo da localidade.

O evento incluía ainda uma mostra gastronómica da região de Terradillo na qual vários produtores da região participaram com showcookings, com produtos IGP como a Ternera de Aliste, num serão animado pelo grupo Zamorano “Funky Jazz” e o grupo de Sevilhanas “Pasión y Baile” de Vitigudino (Salamanca).
O Concurso de Prémios VinDuero-VinDouro representa uma importante oportunidade num momento tão delicado para a economia.

“VinDuero-VinDouro implica um maior conhecimento entre Espanha e Portugal, uma oportunidade para a promoção das adegas e o desenvolvimento do território através do enoturismo”, defendeu Rodolfo Queirós, especialista em Marketing Vinícola e Presidente da CRV Beira Interior.

Por outro lado, “participar nos VinDuero-VinDouro é uma grande oportunidade de avaliação.

Somos dois grandes países produtores e VinDuero-VinDouro pode ser o seu eixo”, afirma Isabel Mijares, Diretora Técnica da Comissão de Prova.

Os Prémios VinDuero-VinDouro vão apresentar os melhores vinhos de Portugal e Espanha através dos Palmarés que serão publicados no website oficial e nas respetivas redes sociais, já no final deste mês.

Posteriormente, serão publicados o Guia dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal e o Guia dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal Segundo as Mulheres.

 Em nome da Organização, agradecemos a toda os produtores e adegas participantes, desejando-lhes todo o sucesso, e uma menção especial ao elenco de provadores que, em conjunto com a equipa técnica e os vinhos, protagonizaram três dias de sonho em torno do vinho.

 Saúde e vinho!

Por: VinDuero-VinDouro