O anúncio da nomeação, pela avaliação da comissão organizadora das «7 Maravilhas da Cultura Popular», que consiste no alcançar da 1.ª etapa no percurso deste concurso deveria acontecer em plena edição de 2020 da Festa das Tochas Floridas,

quando à Procissão da Aleluia se seguiria uma animada Tarde Cultural juntando milhares de pessoas no Adro da Igreja Matriz de São Brás de Alportel. Quis o destino mudar as circunstâncias e em contexto de isolamento social, o anúncio toma a forma de publicação digital.

A Associação Cultural Sambrasense, com o apoio do Município de São Brás de Alportel apresentou a candidatura ao concurso que pretende apurar quais são as 7 mais significativas Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, uma iniciativa que se segue a um conjunto de outros concursos “7 Maravilhas” que desde 2007 pretendem divulgar e comunicar os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.

A relação secular desta celebração pascal com a comunidade são-brasense, num misto de fé e tradição que não se consegue explicar na sua plenitude, mas apenas sentir, foi a génese desta candidatura, fundamentada nas caraterísticas singulares de uma procissão onde os andores dão lugar às flores, elevadas aos céus, em bonitas tochas, num percurso desenhado por magníficos tapetes tecidos a flores campestres, por mãos voluntariosas… culminando num eco que se ergue bem alto “Ressuscitou como disse. Aleluia, Aleluia, Aleluia”, o refrão repetido sem cessar!

A procissão da Aleluia com raízes ancestrais está ligada histórica e sentimentalmente à comunidade são-brasense, é o coração da Festa das Tochas Floridas, que atrai ano após ano, milhares de visitantes ao concelho, onde têm ainda oportunidade de ter uma experiência única e genuína ao nível cultural e gastronómico.

Esta iniciativa procura ser uma afirmação inequívoca do valor e autenticidade das mais diversas manifestações culturais portuguesas que ao longo do concurso são homenageadas e dadas a conhecer. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no website:  https://7maravilhas.pt/.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel