Candidaturas para a edição do Alentejo terminam a 21 de Fevereiro. Programa oferece acompanhamento e capacitação intensivos ao longo de 3 meses.

Equipas de investigadores que estejam a desenvolver projetos de base científica e tecnológica, com potencial para se tornarem um produto ou serviço com viabilidade económica, têm até ao dia 21 de fevereiro para se candidatarem à Edição do Alentejo do programa de Aceleração do Born from Knowledge (BfK), promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). A iniciativa, que possibilita a validação do potencial impacto de negócio de projetos académicos, será apresentada em roadshows que terão lugar nas Universidades do Minho, Coimbra e Aveiro.

As sessões de apresentação do programa Centro e no Alentejo têm como missão incentivar os investigadores, académicos e estudantes a candidatarem os seus projetos por forma a serem acelerados através de uma metodologia que promoverá o desenvolvimento dos seus serviços/produtos até uma possível vertente de comercialização.

O Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia BfK Rise visa valorizar os resultados de I&D e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização e disponibilizará acompanhamento e capacitação intensivos. O objetivo principal é facilitar a transferência deste conhecimento/tecnologias para o mercado, oferecendo aos investigadores mentoria e metodologias do universo empreendedor para validação dos seus projetos.

O programa tem três edições – Norte, Centro e Alentejo – para aceleração de cerca de 24 projetos até ao final do primeiro semestre deste ano. Cada edição conta com três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e "vender" a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day. A decorrer encontra-se a edição norte, que culminará no dia 28 de fevereiro, com a apresentação dos resultados.

A agenda das primeiras sessões de trabalho contempla um conjunto de atividades que visam a preparação de um Business Model Canvas, a análise de Competidores e a apresentação de propostas de Minimum Viable Product (MVP) para cada projeto. Por outro lado, as ações de mentoria funcionam como um elo de ligação entre cada atividade e representam um suporte essencial à curva de aprendizagem e desenvolvimento dos grupos. Empreendedores, inovadores, startup founders e cientistas, com trajetórias e formações diversas, vão orientar os participantes bem como transmitir as melhores práticas de gestão de negócios, vendas, melhoria de produto e propriedade intelectual. 

Os mentores convidados para participarem na Edição Norte do BfK Rise foram Bruno Abreu (Scubic), Carlos Cerqueira (IPN), Catarina Maia (INESCTEC), David Carvalhão (Consilience Ventures), David Magboulé (Lab to Market), Fernando Moreira (INOV INESC), Joana Carrilho (Universidade do Porto Inovação), Joana Melo e Luís Moutinho (NU-RISE), João Borga (Start Up Portugal), João Montenegro (Ubbu), Marcelo Lebre (Remote), Paulo Dimas (Unbabel), Pedro Bandeira (Red Angels), Rita Romão (Imagens de Marca), Rogério Nogueira (Watgrid) e Rossana Palácios (Moviin).

No Alentejo, as atividades decorrerão de acordo com o seguinte calendário:

 

Edição Alentejo, Évora

21 de fevereiro de 2020

Encerramento das candidaturas para esta edição.

28 de fevereiro de 2020

Anúncio dos projetos selecionados para esta edição.

6 de março de 2020

1º Bootcamp.

7 de abril de 2020

2º Bootcamp.

8 de maio de 2020

3º Bootcamp

18 de junho de 2020

Demo Day dos projetos da Edição.

 

  

Por: Pure