CODE 41 Trending Day uma importante contribuição para a internacionalização de empresárias portuguesas e espanholas

• 14 de fevereiro foi o dia escolhido para mostrar na passarela do CODE 41 Trending Day uma seleção de propostas de empresárias do mundo da moda que trabalham em Portugal e em Espanha. O desfile teve lugar no FIBES Sevilha – Centro de Conferências e Exposições de Sevilha.

• A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo participa, pelo segundo ano consecutivo, no CODE 41 Trending Day graças ao projeto INTREPIDA, que conta com o apoio financeiro do Fundo FEDER no programa Interreg POCTEP Espanha-Portugal.

• Cecília Povoas, Denice Rydenfors. Daily Elegance, Ovelha Mãe e Sigues são as quatro empresas apoiadas pela Fundação Três Culturas do Mediterrâneo no CODE 41 Trending Day, para além da desenhadora de calçado portuguesa Maria João Catumba, da empresa Catumba, e da empresa AbotaSadi, ambas caracterizadas pela confeção artesanal e pela qualidade do calçado português.

A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo participou, pelo segundo ano consecutivo, com sucesso, na Semana da Moda de Sevilha. A presença das empresárias convidadas duplicou em relação ao ano passado, em que participaram apenas duas empresárias, e este ano foram quatro: Cecília Povoas (Sabugal) Denice Rydenfors. Daily Elegance (Sevilha), Ovelha Mãe (Aveiro) e Sigues (Loulé). Para além destas empresas, os modelos da marca Ovelha Mãe desfilaram com calçado «made in Portugal» graças à colaboração de Maria João Catumba (Braga), fundadora e designer freelancer da empresa de calçado Catumba, bem como de modelos da empresa AbotaSadi, uma marca de referência no mercado de calçado fabricado artesanalmente em Portugal.

Cecília Povoas, sediada no Sabugal, e com uma vasta experiência em moda após a sua formação em Paris, apresentou no CODE 41 Trending Day propostas muito femininas, com excelentes acabamentos e tecidos requintadamente escolhidos. Nas suas propostas há uma constante referência à tradição portuguesa, com casacos para homens de influência vitoriana, acessórios e joias com a tradição da filigrana.

Ares românticos em acessórios, como chapéus e bolsas, também criadas por ela. Denice Rydenfors, de nacionalidade sueca, a trabalhar num espaço de co-working em Sevilha, onde vive com a sua família e a partir do qual partilha os seus desenhos para qualquer parte do mundo. A sua coleção «Elegância Sustentável» foi recebida com grande entusiasmo, sabendo manter o difícil equilíbrio entre elegância, feminilidade e um toque arrojado em tecidos vaporosos, decotes sugestivos cuidadosamente elaborados. Juntamente com as suas roupas, as modelos desfilaram com acessórios e joias de alta qualidade, bem como carteiras e bolsas de couro. A coleção IBÉRIA da marca Ovelha Mãe marcou pelo contraste, numa passarela em que habitualmente predominam coleções de roupas para cerimónias e ocasiões especiais.

Ovelha Mãe foi capaz de trazer o calor do ambiente natural em que as suas ovelhas vivem, através de modelos confortáveis, livres e despreocupados, com uma presença sempre ousada de lã através do feltro de lã, presente também no mundo dos acessórios. Uma moda inclusiva, respeitosa e com adereços muito originais, em que se utiliza diretamente a lã de ovelha.

Destacar nesta edição do CODE 42 Trending Day, a generosa colaboração de Carlos Gago, profissional do mundo dos cabeleireiros e embaixador da marca L’Oréal em Portugal, que esteve em Sevilha especialmente para apoiar as empresas portuguesas e para trabalhar em conjunto com a equipa de cabeleireiro do CODE 41 Trending Day. A seção de acessórios foi extraordinariamente representada pela empresa Sigues, de Sílvia Rodrigues com a sua coleção «Amar Cássima». Uma coleção que tem uma linha prêt-à-porter e propostas especialmente projetadas para serem apreciadas numa passarela na qual as suas peças brilharam como obras próximas à arte e à escultura contemporânea. Genialmente produzidos a partir de bronze e jornal e graças à colaboração de Jürgen Cramer, artesão da Oficina de Caldeireiros do Loulé Criativo.

Uma das linhas de ação do projeto INTREPIDA é baseado na formação para a internacionalização, tarefa que é abordada tanto na vertente teórica como prática com especialistas e formações nos dois países. A presença no CODE 41 Trending Day e a mobilidade das empresárias foram um grande contributo para colocar em prática uma das seções mais relevantes do projeto, promovendo a internacionalização, especialmente entre Espanha e Portugal.

O projeto INTREPIDA (Internacionalização das Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças) é uma iniciativa inserida no INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP 2014-2020) e financiada com Fundos FEDER da União Europeia. O seu objetivo é aumentar a competitividade empresarial das PME geridas por mulheres no território transfronteiriço da Andaluzia, Algarve e Alentejo, promovendo a sua internacionalização através de novos modelos de cooperação e desenvolvimento de negócios.

A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo é o principal promotor deste projeto, em conjunto com diversos parceiros em Espanha e em Portugal: FUECA – Fundação Universitária Empresa da Província de Cádis, Disputación de Huelva, REGIOTIC – Ninho de Empresas de Loulé, NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre e do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora. INFORMAÇÕES SOBRE OS PROJETOS

• Cecília Povoas Slow Fashion

• Denice Rydenfors. Daily Elegance

• Ovelha Mãe

• Sigues

Por: Media Consulting