É impensável que, ao contrário de outras regiões, o Algarve ainda não tenha uma campanha de promoção interna.

Nas últimas semanas, o mercado nacional tem sido objeto de um conjunto de campanhas de promoção turística de diversas regiões do país. Todos se estão a posicionar.

Porém, causa perplexidade que as entidades responsáveis pelo turismo da nossa região ainda não o tenham feito, sobretudo quando muitas das decisões de férias estão já a ser tomadas. O Algarve está sem campanha turística, sem promoção num momento decisivo para a região.

Uma forte campanha interna é, no presente quadro, ainda mais relevante: o turismo externo terá perdas assinaláveis e, por isso, resta disputar o mercado interno, o qual não podendo suprir todas as perdas, é vital para preservar empresas e emprego.

Aparentemente, estará prometida para o fim do mês, já com um atraso muito significativo, em prejuízo da região e não acompanhando o esforço brutal que empresários e trabalhadores têm colocado para apresentar a região como preparada para receber turistas em condições de segurança e lazer adequadas.

Tem que haver maior sentido de responsabilidade e decisões no tempo certo, pois mais do que nunca se mede a eficácia das instituições públicas e se avalia a importância do seu papel nos objetivos que se visam atingir. 
Importa, pois, que as entidades responsáveis pelo turismo tenham um plano claro da sua intervenção, construído com os privados, de modo a que melhor se ultrapassem estes tempos árduos.  

 

Faro, 25 de junho de 2020 
A Comissão Política Distrital do PSD Algarve