Sob o tema “Mãos que Guiam, Corações que Crescem”, o evento, dinamizado pelas estagiárias do curso de Educação Social da Universidade do Algarve, Carolina Garrido, Beatriz Coelho e Maria Simões, que convidaram os participantes a uma jornada emocional através das suas próprias histórias de vida. Num ambiente acolhedor e de confiança, testemunhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, João Romão, foi proposto a cada pessoa que partilhasse uma memória boa e uma memória má da sua vida.
O que começou como um simples exercício, rapidamente se transformou num momento catártico de partilha genuína, onde histórias de alegria e resiliência se entrelaçaram, criando um tapete emocional único e comovente. Através da emoção e do diálogo, os participantes não só reviveram momentos marcantes das suas vidas, como os reinterpretaram coletivamente, descobrindo novos significados e fortalecendo laços comunitários. As "mãos que guiam" do título materializaram-se no apoio mútuo entre gerações, enquanto os "corações que crescem" simbolizaram a capacidade transformadora de partilhar vulnerabilidades e esperanças. Carolina Garrido, uma das dinamizadoras, partilhou com o PlanetAlgarve o sucesso da iniciativa: “Esta atividade, inserida no nosso projeto Mãos que Criam, Corações que Crescem, superou todas as expetativas.
A forma sincera como todos abraçaram a partilha emocional foi verdadeiramente inspiradora. Esta foi apenas a primeira de uma série de atividades previstas no projeto Quarteira Longevidade com Qualidade”. A próxima sessão está já marcada para 5 de dezembro, dando continuidade a esta temática de valorização da experiência de vida. Para o próximo ano, estão previstas mais iniciativas que abordarão desde culinária a sustentabilidade, sempre com o mesmo objetivo central: criar pontes entre gerações através da partilha de histórias e emoções.
Jorge Matos Dias








