Esta é a festividade religiosa com maior relevo na freguesia de Quarteira que atrai milhares de fiéis e visitantes de todo o Algarve.
É marcada por três procissões: uma noturna a 7 de dezembro e outras duas em simultâneo, a 8 de dezembro, por terra e por mar, com embarcações decoradas a rigor para o momento solene.
Assim, na noite de ontem, quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 21 horas, sob orientação do pároco de Quarteira, padre José Joaquim Campôa, a imagem de Nossa Senhora da Conceição saiu da Igreja com o mesmo nome, acompanhada por uma multidão na Procissão das Velas em direção à Igreja de S. Pedro do Mar.
Uma celebração que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e do vice-presidente, Eduardo Amador, entre outros.
O dia de hoje fica marcado pela celebração da Eucaristia na Igreja de São Pedro do Mar, pelas 14h00, seguida pela procissão solene em direção ao mar.
A tradição vai fazer-se sentir, como já é habitual, com o encontro das duas imagens de Nossa Senhora da Conceição no Porto de Pesca de Quarteira. A imagem da Capelinha do Porto de Pesca será transportada pelos pescadores com o desfile das embarcações de pesca engalanadas, enquanto a imagem da Igreja Paroquial seguirá com os homens do andor ao longo da marginal, até ao ponto de encontro das duas procissões.
Refira-se que a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição tem raízes culturais profundas na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses (a Imagem antiga foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos).
Após a saudação à padroeira e a bênção dos pescadores e das suas embarcações, as duas imagens retornam às respetivas capelas.
O dia termina com animação musical, com o artista Humberto Silva, a venda de Ramos, leilão de ofertas e gastronomia diversa no Largo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Esta é uma festividade tradicional que envolve toda a comunidade local e que consiste num momento do qual Quarteira muito se orgulha.
Tem organização da Paróquia de Quarteira e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
Por: Jorge Matos Dias