O dia 23 de abril de 2020 marca a história da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA), pela forma diferenciadora como organizou o seu «Dia Aberto Virtual».

Esta capacidade de comunicar online, confirma o sucesso da adaptação formativa que tem vindo a ser implementado ao longo das últimas semanas, em todas as Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal. A imaginação dos alunos e a capacidade de interação com as suas redes de contactos sociais foi determinante para o impacto positivo que se verificou ao longo do dia. Os conteúdos originais para apresentação da escola e da sua oferta formativa foram alvo dos melhores comentários e o orgulho instalou-se na comunidade escolar.

O programa iniciou-se com a abertura de portas pelo diretor da escola e uma síntese da oferta formativa que integra os cursos de Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha e Pastelaria - Dupla Certificação e isentos de propinas. Quanto à oferta formativa de cursos de Especialização Tecnológica de nível 5, assenta em Gestão e Produção de Cozinha e no novo curso de Turismo de Natureza e Aventura, este com vista à valorização dos recursos naturais do Sotavento, com especial ênfase em toda a região do Baixo Guadiana, contribuindo assim para a promoção de uma economia sustentável na região.

A tarde foi animada pela rúbrica “O online veio para ficar?”. Uma conversa à distância e interativa, moderada pelo diretor da escola, Manuel Serra, que contou com os contributos do especialista e formador da EHTVRSA, Manuel Manero e do aluno do curso de Gestão e Produção de Cozinha, João Moreno. Nesta sala de aula virtual, que contou com uma assistência relevante, foram ainda abordados temas como o “Desenvolvimento Pessoal e Criativo”, as disciplinas emergentes nas Escolas de Hotelaria e Turismo, que abordam o desenvolvimento de competências de comunicação e storytelling, empreendedorismo e intra empreendedorismo.

O programa de atividades fechou ao rubro, com o chefe Hélder Pinto, que num cenário bastante apelativo, brindou a assistência com a produção de diversos cocktails clássicos e uma lição de sapiência sobre o mundo do Bar. A qualidade da formação é uma realidade e prova disso é a implementação de programas da qualidade que estão em curso. Evidente é também o contributo para a sustentabilidade enquanto candidata eco escola, assim como a participação ativa em ações de responsabilidade social. Um conjunto de fatores que enaltecem e consolidam o objetivo base que marca a formação diferenciadora da escola, assente na promoção do estilo de vida mediterrânico. 

 

Por: Turismo de Portugal