Dezembro de 2019 é assinalado, em Lagos, pela revitalização de uma das mais emblemáticas rotundas da cidade, a conhecida Rotunda das Cadeiras.
Obra da escultora Vera Gonçalves – criada vinte e cinco anos após o 25 de Abril, 1999 – o círculo com 7 Cadeiras, constituiu-se como referência à transformação dos moldes e dinâmicas sociais, políticos e económicos na viragem para o novo milénio.
 
É convicção da artista que a «Confraternização e o Diálogo são os meios através dos quais se pode chegar ao Consenso, à Liberdade e aos ideais da Democracia»!
Após uma marcante presença durante vinte anos, as 7 Cadeiras caem para se reerguerem, no mesmo local, desta vez com a força acrescida que o recurso ao ferro lhes imprime e com a sugestiva complexidade dos «imensos caminhos e vazios» que marcam a contemporaneidade.
 
A reinterpretação escultórica das 7 Cadeiras passa da estrutura «monolítica», em 1999, para uma «encruzilhada de direcções», em 2019 – que continua a evocar os ideais de outrora e a convidar, ainda mais, à multiplicidade de novos entendimentos, reforçando a convicção de Vera Gonçalves de que « o objectivo da Arte é fazer- nos Pensar, pois que se ela não nos faz Pensar, então não a vale a pena Fazer»!
 
 
Por: Margarida  Pimenta