No âmbito do projeto ReHaRe, Reaching the «hard to reach»: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue (2017-2020), no dia 23 de outubro vai realizar-se uma conferência final subordinada ao tema «Respostas inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno»,

onde serão apresentadas e analisadas algumas práticas desenvolvidas durante o projeto.

O ReHaRe envolveu parceiros de 30 escolas de primeiro ciclo e 5 universidades, de 5 países: Áustria, Dinamarca, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Os parceiros de Portugal foram a Universidade do Algarve e o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

O projeto envolveu o recurso à investigação e ação colaborativa no desenvolvimento do modelo de 'Pesquisa Inclusiva', numa nova abordagem à promoção da inclusão nas escolas.

A “Pesquisa Inclusiva” implica o diálogo dos professores com os seus alunos e com outros professores, seus colegas, sobre como melhorar as práticas na sala de aula e responder de forma positiva às diferenças de aprendizagem. 
Este projeto visou experimentar a utilização da Pesquisa Inclusiva em escolas do 1º ciclo do ensino básico e verificar o impacto desta abordagem no envolvimento dos alunos e no pensamento e práticas dos professores.

Por: UAlg