O Município de São Brás de Alportel avança na estratégia de prevenção de incêndios rurais, com um empenhado trabalho ao nível da defesa da floresta e da prevenção de incêndios rurais,

contando com a Equipa de Sapadores Florestais Municipais que está no terreno com trabalhos de limpeza preventiva e sensibilizando a população para esta a limpeza preventiva das suas propriedades de acordo com a legislação em vigor.

Recorde-se que o Governo Português mantem em 2020 o prazo de 15 de março para a limpeza obrigatória de terrenos rurais, nomeadamente com a criação de faixas de proteção de 50 metros em redor das habitações e localidades localizadas em zona rural.

A equipa de Sapadores Florestais Municipais, apetrechada com uma carrinha todo o terreno equipada com os meios necessários, tem vindo a executar um plano de trabalhos de limpeza, manutenção, desbaste de matos em zonas florestais e do barrocal com vista à diminuição da carga combustível junto das habitações.

Os trabalhos abrangem áreas de intervenção determinadas pelas diretrizes do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), sendo executados em estreita relação e colaboração com a Equipa de Sapadores Florestais da Associação de Produtores da Serra do Caldeirão.

Um trabalho mais eficaz, tanto ao nível da proteção de bens e pessoas assim como do património natural concelhio, quando somado à adoção de hábitos e comportamentos preventivos de incêndios rurais por parte dos proprietários de terrenos localizados em zona rural.

 

Por: CM de São Brás de Alportel