O Seminário Internacional «Avaliação de Tecnologias em Saúde», organizado pela Escola Superior de Saúde da UAlg e pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova),

decorreu no passado dia 14 de fevereiro, no auditório Teresa Gamito, no Campus de Gambelas.

Neste seminário foram abordadas temáticas atuais da área teórico-metodológica da avaliação das tecnologias em saúde, da segurança do doente, apresentando inclusivamente resultados dos rácios nacionais e distribuição dos equipamentos de tomografia computorizada e de ressonância magnética.

Foram, ainda, apresentados os resultados preliminares de um estudo realizado pela Centro de Estudios Sociales y Intervención Social, Universidade de Huelva, sobre a qualidade e efetividade do programa de rastreio do cancro da mama naquela região.

Os preletores convidados representavam a Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a Facultad de Trabajo Social Universidad de Huelva e a Euro-Saudi Medical Diagnostic Center, Jeddah/KSA.

A Associação Portuguesa de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear de Portugal também se fez representar por um membro da sua direção.

Por fim foi apresentado o livro intitulado «Imagem Médica – Experiências, Práticas e Aprendizagens», coordenado por professores do curso de Imagem Médica e Radioterapia/Radiologia da UAlg, que explora temas no campo do ensino e da investigação nas diferentes áreas da qualidade, da segurança do paciente e da avaliação de tecnologias.

O evento contou com mais de uma centena e meia de participantes, entre eles profissionais de saúde, professores, investigadores e estudantes.

 

Por: UAlg