Natural de Cabo Verde, Tcheka (Manuel Lopes Andrade) criou um estilo único e requintado, prova de diferentes influências globais. A sua essência é difícil de caraterizar. Não é um modernista, nem tradicionalista, a sua música resiste a qualquer categorização ou comparação fácil.
Apesar de fazer referência a vários géneros musicais cabo-verdianos (batuku, funaná, finason, tabanka, morna e coladeira), a sonoridade de Tcheka é considerada um cruzamento de pop brasileiro e africano com folk, jazz, blues, rock e, até mesmo, literatura, antropologia e cinema.
Atua com regularidade com o pianista português Mário Laginha, sendo que, nos últimos anos, tem marcado presença, essencialmente, no estrangeiro.
Do seu percurso fazem parte os seguintes álbuns: Boka Kafé (2017), Dor De Mar (2011), Lonji (2007), Nu Monda (2005), Argui (2003).
Serões da Primavera encerra, no dia 08 de junho, com o concerto de Cool & Zeus e Jacinto Palma Dias. Este ciclo conta com o apoio do Município de Tavira, da Direção Regional da Cultura do Algarve e da Junta de Freguesia de Luz e Santo Estêvão.
Por: CM Tavira