Município preparou programa comemorativo diversificado

Perante as circunstâncias excecionais provocadas pela pandemia do novo coronavírus COVID 19 e respeitando as normas de proteção decretadas pelo estado de Emergência, o Município de São Brás de Alportel preparou um programa especial para comemorar os 46 anos da Revolução de 25 de abril de 1974, um dia que será vivido em comunidade a partir de cada janela e por via de redes sociais.

A pandemia não impedirá a comunidade são-brasense de celebrar a Revolução de Abril de 1974. Num confinamento em liberdade, os são-brasenses são convidados pelo município a participar em diversos desafios e a acompanhar, através das redes sociais um programa diversificado de atividades.

A manter a tradição, pese embora com profundas adaptações, o programa comemorativo tem início pelas 10h00, junto aos Paços do Município com uma cerimónia não pública de Hastear da Bandeira, reduzida à presença dos representantes dos órgãos autárquicos concelhios, democraticamente eleitos, nomeadamente: o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia e a Presidente da Assembleia de Freguesia  e um representante de cada partido com representação na Assembleia Municipal. Um momento que contará com a colaboração da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, em formato reduzido ao mínimo estritamente necessário: dois músicos a tocar o hino nacional e três bombeiros para elevar a bandeira.

Pelas 11h00, os mais jovens serão desafiados através do Facebook e do Instagram do Município a participar no desafio artístico “Ilustra a Liberdade”, um desafio para saborear em família… Os desenhos, pinturas e ilustrações (em fotografia) devem ser encaminhados para o e-mail: gidi@cm-sbras.pt para publicação posterior à comunidade através das redes sociais.

O Município sugere à comunidade que coloque o cravo à janela, decorando a gosto, com uso de cravos naturais ou construídos pelos próprios de forma criativa e convida todos a sair à  janela de suas casas pelas 15h00, em resposta ao desafio lançado pela Associação 25 de Abril, para tocar e cantar em conjunto a senha da revolução: “Grândola, vila morena” e o Hino Nacional. Uma iniciativa realizada em parceria com a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel que disponibiliza as pautas destas melodias no portal do município.

Ainda durante a tarde, os mais pequenos vão ter oportunidade de assistir a uma sessão de contos promovida pela Biblioteca Municipal e inspirada na Liberdade. A Biblioteca preparou ainda uma exposição sobre o 25 de abril e que vai ser disponibilizada online.

Pelas 17h00, as atenções regressam às redes sociais onde será inaugurada a #GaleriaMunicipalEmCasa, uma nova iniciativa que pretende apresentar as exposições que deveriam estar a decorrer na Galeria Municipal e outros espaços do município e também valorizar os artistas do concelho, promovendo um setor que está também a passar por algumas dificuldades.

Ainda nas redes sociais, o Município vai partilhar com a comunidade um vídeo evocativo do 25 de abril de 74, pelas 18h00.

Ao longo do dia, serão publicadas várias mensagens e testemunhos sobre esta data que marcou o rumo de Portugal.

O programa termina com chave d’Ouro, com um concerto em direto através do Facebook do Município, , a partir das 21h30, com o Grupo “Cante Andarilho”. O concerto vai ser transmitido a partir de um estúdio, e, para garantir condições de segurança dos participantes, contará com uma composição muito reduzida do grupo.

As comemorações da Revolução do 25 de abril de 1974 serão ainda assinaladas pela realização de uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal que reunirá a 29 de abril, pelas 21h30, por vídeo conferência. Dado o contexto de pandemia, a reunião não será pública, mas os munícipes são convidados a participar, mediante envio de questões/assuntos para assembleia.municipal@cm-sbras.pt

A ordem de trabalhos será constituída por dois únicos pontos: a evocação da Revolução de Abril de 74 e o Fundo Municipal de Emergência- COVID19: Plano de Ação no Combate à crise sanitária, económica e social causada pela pandemia por infeção do novo Coronavírus COVID 19.

Um programa organizado pelo Município de São Brás de Alportel em colaboração com toda a população.

Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, deixa a seguinte mensagem a toda a comunidade:

“São-brasenses, desejo que o dia 25 de abril de 2020 seja relembrado no futuro, em São Brás de Alportel como em todo o país, como um símbolo de esperança e de união, de um povo que luta contra uma pandemia e que vence.

Vamos vencer, mais do que nunca unidos, pela nossa comunidade, pelo futuro do nosso concelho”.

 

 

Por: CM São Brás de Alportel