Decorridos 151 anos após o seu nascimento (a 17 de Fevereiro de 1869),

justamente no dia em que se assinala a passagem de 61 anos sobre a sua morte, a 18 de fevereiro de 1959, o Município de São Brás de Alportel recorda o Almirante Gago Coutinho, personalidade maior da História de Portugal no Mundo, defendendo a atribuição do seu nome ao Aeroporto Internacional de Faro.

A defesa da atribuição do nome do Almirante que deixou uma inegável marca na História da Aviação Internacional é de há muito uma luta assumida pelo Município de São Brás de Alportel, onde recentemente foi instalada uma réplica artística, da autoria de Carlos Correia de Oliveira,  do hidroavião «Santa Cruz», a bordo do qual Gago Coutinho e Sacadura Cabral alcançaram o Brasil em 1922, na 1.ª viagem área sobre o Atlântico Sul, que haveria de mudar a História da aviação para sempre, celebrado em São Brás de Alportel naquele ano com a atribuição do nome dos aviadores a duas artérias da vila.

Após a tomada de posição assumida pela Câmara Municipal, em voto unânime, mais recentemente, a Assembleia Municipal de São Brás de Alportel aprovou também por unanimidade uma moção na defesa da atribuição do nome do Almirante Gago Coutinho ao Aeroporto Internacional de Faro.

Pretende-se prestar homenagem ao passado e perspetivar o futuro, com a atribuição ao equipamento de maior relevo para o turismo e para a abertura ao mundo da região algarvia, de um nome de patrono com raízes familiares que ascendem a terras algarvias e cujo mérito transcende as fronteiras do país para abraçar o Mundo.  

Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu há 151 anos, tendo vivido uma longa vida de 9 décadas recheadas de feitos que muito enobrecem o seu país. Ilustre marinheiro, astrónomo, matemático, cartógrafo e historiador destacou-se como um dos precursores da navegação aérea, tendo sido o responsável pela Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922, na companhia de Sacadura Cabral.

A Assembleia Municipal são-brasense associou-se às diligência que o Município já tem desenvolvido, bem como à iniciativa da comunidade e à recente manifestação apresentada por um grupo de cidadãos encabeçado pelo ilustre são-brasense Almirante Martins Guerreiro, tendo exortado o Governo para que preste a justa e merecida homenagem ao Almirante Gago Coutinho, o maior vulto da Aviação Portuguesa que honrou Portugal, a Marinha Portuguesa e a Aviação Mundial e atribua o seu nome de patrono ao Aeroporto de Faro, engrandecendo esta infraestrutura que abre as portas do Algarve e de Portugal ao mundo.

A moção foi dirigida ao Primeiro- Ministro, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação e ao Diretor do Aeroporto Internacional de Faro, aguardando-se neste momento devida análise desta proposta.

 

Por: CM São Brás de Alportel