Na recente reunião do Conselho de Ministros (do dia 27 de Fevereiro) o Governo PS veio anunciar,

entre outras medidas supostamente dirigidas a favorecer o interior do País, a introdução de descontos para os utilizadores das ex-scut onde se inclui a Via do Infante.

A medida anunciada pelo governo, para concretizar a partir de Julho deste ano, prevê a redução do valor pago em função do número de utilizações (só a partir do 7º dia), podendo cada viatura (classe 1 e classe 2) alcançar no máximo um desconto global médio de 25% nas raras situações em que essa utilização seja feita ao longo dos 30 dias do mês. Para o PCP, trata-se de uma medida que, sem prejuízo de poder representar em casos muito particulares uma redução dos custos de utilização da Via do Infante, confirma no essencial a opção do Governo PS em manter as portagens nas exscuts, assim como, continuar a assegurar a rentabilidade da concessionária da Via do Infante.

Na verdade, ao aplicar um desconto de quantidade em função do número de utilizações o Governo PS não só mantém intocáveis os privilégios da empresa concessionária, como pode ainda vir a aumentar os seus lucros.

Na verdade, o Governo PS, no seguimento do anterior Governo PSD/CDS, recusa a devolução da Via do Infante às populações da região do Algarve.

 Persiste em manter esta severa penalização à mobilidade das populações algarvias e ao desenvolvimento da economia regional, também ela duramente prejudicada pelas portagens.

 Simultaneamente, continuam a ser empurrados milhares de automobilistas para a Estrada Nacional 125 que é, como é sabido, em largos troços, uma verdadeira artéria urbana e cujas obras de requalificação se encontram paradas há anos, designadamente, entre Olhão e Vila Real de Santo António, com sérios prejuízos para a qualidade de vida e acrescidos riscos em matéria de segurança rodoviária que estão longe de estar resolvidos.

O PCP, relembra o facto de ao longo da última década ter apresentado na Assembleia da República, por mais de uma dezena de vezes, a proposta de abolição de portagens na Via do Infante, tendo a mesma sido sucessivamente chumbada pela conjugação dos votos do PS, do PSD e CDS.

Um facto tão mais relevante quanto se assiste hoje, com a mais completa desfaçatez, ao discurso dos dirigentes e deputados do PSD sobre esta matéria, julgando porventura que o Povo tem memória curta e que já se esqueceu as suas pesadas responsabilidades Rua de Portugal, 44 – Tel. 289 805 734 - Mail pcpalgarve@pcp.pt – 8000 - 281 Faro www.algarve.pcp.pt PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Direcção da Organização Regional do Algarve na imposição de portagens ao Algarve, entre outras consequências da política de terra queimada que impuseram recentemente ao País.

 O PCP reafirma que só a luta dos algarvios e o reforço do PCP encurtará o caminho para a abolição das portagens e para a devolução da Via do Infante às populações desta região.

Um percurso que exige coragem para libertar o Algarve de uma concessão que só interessa ao grupo económico privado que explora esta infra-estrutura que, recorde-se, foi construída com dinheiros públicos.

Por: PCP