À medida que são levantadas algumas das restrições impostas ao transporte aéreo de passageiros, a TAP tem vindo a retomar algumas das suas operações aéreas.

Em comunicado, a companhia aérea portuguesa dá conta de um leque de destinos para os quais vai recomeçar a voar.
Em Junho, a TAP vai repor mais alguns voos intercontinentais, nomeadamente dois voos por semana para Nova Iorque (Newark), um voo por semana para Luanda (a partir de dia 15) e outro para Maputo. Para o Funchal, as ligações passam a diárias também no próximo mês.
Até final de Junho, a TAP vai operar um total de 27 voos semanais, os anunciados em cima que se juntam aos que já vinham sendo operados, nomeadamente para as ilhas de S. Miguel e da Terceira, nos Açores, mas também para Londres e Paris, entre o Porto e Lisboa. Desde o passado dia 18, que a TAP retomou ainda  dois voos por semana para S. Paulo e um voo por semana para o Rio de Janeiro, atingindo a operação da companhia aérea no final do mês de maio um total de 18 voos por semana, que passam a 27 no mês seguinte.

Relativamente ao mês de julho, a TAP pretende retomar um total de 19% do que era “a sua operação normal antes da eclosão epidémica da Covid-19, atingindo um total 247 voos por semana”, aquém dos três mil voos semanais que operava antes da crise.
Neste período em questão, destaca-se “a reposição de voos na Europa (extra-Portugal), que passam dos atuais dois destinos (Londres e Paris), para um total de 21 cidades”.

Nos voos intercontinentais, a companhia aérea aumenta a operação para o Brasil, com a reposição de voos para Recife e Fortaleza, para os Estados Unidos, sendo retomada a operação para Boston, Toronto e Miami, e para África, onde são recuperadas as ligações para Praia, São Vicente e Dakar.
Quanto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro,a companhia aérea, além das ligações que já estão a ser realizadas para Lisboa, que aumentarão para três por dia, em Julho serão já repostas as ligações diretas do Porto aos principais mercados de destino e origem de passageiros da TAP desde o aeroporto Francisco Sá Carneiro, concretamente Paris, Luxemburgo e a Madeira.

Quanto ao Funchal, a TAP indica que passa a ter duas ligações por dia para Lisboa e dois voos por semana para o Porto, sendo também reiniciadas as ligações ao Porto Santo, com dois voos por semana.
Relativamente aos Açores, passam a diários os voos entre Ponta Delgada e Lisboa e aumentam para três os voos semanais à partida da Terceira. Já no Algarve, o Aeroporto de Faro vai contar com a reposição de dois voos por dia para Lisboa.

A TAP realça que está “a trabalhar com o objetivo de repor a sua operação de forma tão ágil e rápida quanto o permitam o levantamento das restrições à mobilidade e viagens das pessoas, nomeadamente de avião, e na medida em que a procura dê, também ela, sinais de recuperação.”