Na sequência da situação detetada no Lar de Santa Luzia e dos contactos realizados pelos infetados, procedeu-se a realização de testes de despistagem às crianças que frequentam as salas dos dois casos positivos de menores.

A boa notícia é que os testes realizados às 18 crianças da creche de Ourique deram todos negativos.

O Município de Ourique agradece aos pais, aos profissionais e às entidades que agilizaram a realização dos testes, a disponibilidade para as deslocações e para o rápido processamento da triagem que é geradora de maior tranquilidade em relação situação.

Em relação à Creche de Ourique da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, ainda hoje será realizada uma desinfeção das salas e do equipamento, o que permitirá a sua reabertura amanhã, quarta-feira, para o regresso às atividades.

Estamos a viver um processo contínuo em que as rotinas de testagem dos casos negativos referenciados se vão manter por uma questão de monitorização da situação, que está sempre sujeita às características do vírus.

É por isso que, pelo perfil do vírus e da persistência dos riscos gerais, importa manter a vigilância e sobretudo o rigoroso respeito pelas orientações das autoridades de saúde: uso de máscara, distância social, etiqueta respiratória e desinfeção/lavagem frequente das mãos.

Este é um desafio permanente em que enfrentaremos sobressaltos e situações de emergência, mas em que cada um tem de dar o seu melhor para reduzir o risco de contágio individual e comunitário.

O Município de Ourique continuará a trabalhar na prevenção e na preparação de respostas perante o quadro pandémico.

Por: CM Ourique