Terminaram na passada quinta-feira, 30 de abril, os rastreios à Covid-19 na totalidade dos 11 estabelecimentos existentes no concelho de Portimão enquanto estruturas residenciais para idosos, num universo de 787 pessoas, entre 491 utentes e 296 profissionais.

Esta mega operação, levada a cabo pelo Algarve Biomedical Center (ABC) assegurou que a totalidade da população merecedora de especial dever de proteção, acolhida em lares, fosse rastreada, dando todos os resultados negativo quanto à infeção por SARS-CoV-2.

 

O apoio logístico foi assegurado pelos Bombeiros de Portimão, que mobilizaram para o efeito um total de 23 veículos e respetivas tripulações, viabilizando o transporte seguro das equipas médicas do ABC, bem como a recolha e entrega das colheitas no laboratório.

 

 

 

O trabalho do ABC vai evoluir para a realização de testes aos profissionais das creches do concelho que, antes de retomar a atividade nas mesmas, serão também testados para a Covid-19.

O município de Portimão reconhece o esforço dos profissionais e dirigentes destes lares que nesta altura difícil conseguiram conciliar à qualidade assistencial que os caracteriza o bem estar físico e emocional dos seus utentes.