O Município de São Brás de Alportel já dispõe de um posto de carregamento para veículos elétricos, instalado na Praça da República.

Mais um passo importante dado pelo Município são-brasense no caminho da Mobilidade e da Sustentabilidade, num contributo para a adoção de energias alternativas e consequente descarbonização do planeta. Iniciativa integrada no Plano municipal de eficiência energética, que tem por um dos seus eixos a gradual integração de veículos elétricos na frota municipal.

A instalação do posto de carregamento para veículos elétricos em São Brás de Alportel resulta de um protocolo formalizado entre o Turismo de Portugal, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), os 16 municípios do Algarve, a empresa A Mobi.E, SA, entidade gestora da rede de mobilidade elétrica e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC). Este acordo alargado a todos os concelhos da região pretende promover a implementação de uma rede de carregamento de veículos elétricos robusta, eficiente e extensível a toda a região, bem como criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes que circulam no Algarve em veículos elétricos, disponibilizando opções viáveis que incentivem os visitantes da região a dar preferência a veículos elétricos durante a sua estada. O desenvolvimento de uma campanha de promoção e sensibilização de uma mobilidade sustentável focada no turismo da região do Algarve é também um dos objetivos deste acordo que se propõe contribuir de forma ativa para a promoção do uso de energias alternativas, associando de forma muito positiva o desenvolvimento do turismo à defesa do ambiente.

O novo posto de carregamento localizado na Praça da República permite o carregamento simultâneo de dois veículos elétricos. Para realizar o carregamento, os condutores devem ser portadores de um cartão de acesso aos postos de carregamento de acesso público da rede, o qual pode ser solicitado à empresa Mobi.E.

Por: CM de São Brás de Alportel