Mais de 600 participantes, oriundos de 16 países, profissionais dos diferentes Serviços de Imigração e Asilo da União Europeia, reúnem-se, nos próximos dias 3 e 4 de outubro, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, para participar no 20º Torneio Internacional de Futebol dos Serviços de Imigração e Asilo.

Esta competição, que teve início em 1997, decorre este ano, pela primeira vez, em Portugal, numa organização levada a cabo pelo Grupo Desportivo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Portugal faz-se representar por elementos do SEF, participando com equipas nos três grupos de apuramento. No total, serão 24 equipas masculinas, 14 mistas e 4 femininas.

Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Finlândia, França, Holanda, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suíça são os países participantes nesta 20ª edição da competição, aos quais se junta uma equipa do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO).

Até à data, o Torneio já teve lugar na Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Holanda, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia e Suíça, com a última edição a registar-se no Reino Unido.

O lema deste ano será «play and enjoy», uma vez que o evento tem como principal objetivo fomentar a aproximação, a troca de experiências e o conhecimento mútuo entre funcionários dos diferentes Serviços de Imigração europeus.

 

Por: CM VRSA