Na próxima 6ª feira, 14 de Fevereiro às 21 horas, o Centro Ciência Viva de Lagos organiza mais um 6ª Com Ciência,

desta vez dedicado aos vírus e epidemias e também à especialidade médica que é a epidemiologia, na sessão «Do Vírus à Epidemia».

Para isso o Centro de Lagos convidou Ricardo Mexia, médico epidemiologista e Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública para falar e explicar algumas das questões relacionadas com as epidemias bem como o surto atual do coronavírus.

Ricardo Mexia procurará esclarecer e informar o que é, como se transmite e alguma da informação errada associada ao coronavírus 2019-nCoV. Este médico irá igualmente falar sobre o que é a epidemiologia e o que são e como minorar as epidemias.

«Num momento de muita informação e desinformação relacionada com uma potencial ameaça à saúde pública mundial com é o coronavírus 2019-nCoV, pareceu-nos o momento certo de trazer até Lagos este médico e que o Centro Ciência Viva de Lagos deveria ter um papel ativo com especialistas da área e daí o convite ao Dr. Ricardo Mexia, Presidente dos Médicos de Saúde Pública.», explicou Luís Azevedo Rodrigues, Diretor Executivo do CCVL. «É a missão e obrigação do Centro Ciência Viva promover um esclarecimento credível, com informação científica acessível a todos.», completou Luís Azevedo Rodrigues

Após a palestra do médico Ricardo Mexia, a equipa do CCVL irá analisar o jogo de computador e telemóvel Plague Inc, no momento «Epidemiologia em Jogo?», avaliando o que se pode e ou não aprender com este jogo, recentemente redescoberto devido à epidemia de coronavírus que teve origem na China.

A partir das 22 horas vários computadores permitirão aos participantes jogar este jogo sendo acompanhados pela equipa do CCVL

«Para além da sessão mais dedicada às epidemias, a equipa do CCVL, com elementos muito especializados, propôs-se também dinamizar uma sessão de jogos de computador em que as epidemias são o mote. Para isso, iremos proporcionar ao público uma sessão do jogo Plague Inc e a partir desta sessão avaliaremos a bondade ou falta de rigor em termos científicos deste software que, apesar de já ter sido lançado há algum tempo, teve agora uma «ressurreição»., acrescentou o Diretor do Centro.

Por: Ciência Viva