Uma das mais bonitas tradições do Zoomarine está prestes a repetir-se: devolver ao mar tartarugas marinhas reabilitadas pelos profissionais associados ao Porto de Abrigo do Zoomarine (o centro de reabilitação para espécimes aquáticos),

 em colaboração com a comunidade regional de pescadores, o ICNF, agentes da Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa.

 A devolução, com sempre, terá lugar a cerca de 10 milhas náuticas (cerca de 20 quilómetros) a Sul de Portimão, de modo a permitir distanciar o Querubim (tartaruga-comum, Caretta caretta) e o Quibi (tartaruga-verde, Chelonia mydas), das artes de pesca costeira e de arrasto.

 Esta operação contará, uma vez mais, com o inestimável apoio da Marinha Portuguesa, que novamente integrará esta operação de conservação da Natureza numa das suas missões ao largo da costa Algarvia.

 As operações começarão no Porto d’Abrigo do Zoomarine pelas 08h15 do dia 20 de Julho, para permitir uma saída do Ponto de Apoio Naval de Portimão pelas 10h00. O regresso a terra está previsto para as 12h30.

 Como é habitual, cada um dos dois quelónios regressará ao mar com um microchip [em tudo semelhante aos que colocamos nos cães e gatos que fazem parte da nossa vida]; no entanto, devido ao seu reduzido tamanho (6.8 kg e 2.5 km), não serão anilhadas.

 Esta operação, na sua complexidade, já vai sendo uma feliz rotina – técnica, legal e temporal. E por isso é tão bom saber que, em tempos tão surreais como aqueles que agora vivemos, ainda há tradições e normalidades que nos deixam felizes e com esperança no futuro mais risonho – o nosso futuro e o futuro do nosso planeta. Entretanto, que as boas marés protejam a Quibi e a Querubim nesta segunda fase de vida independente - e o que o seu exemplo de luta e resistência e vitória seja um sinal de esperança para todos nós!

Por: Zoomarine