A Câmara de Lagoa vai investir dois milhões de euros para transformar o recinto onde se realiza a maior feira do Algarve, a FATACIL, num parque urbano, que passará a estar disponível todo o ano e com mais eventos.

O objetivo passa por “dotar aquele espaço de uma série de estruturas e de enquadramento arquitetónico que torne o espaço mais aprazível e para que todos os lagoenses possam usufruir daquele espaço o ano inteiro e não apenas durante os dez dias da feira”, explicou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins.

Mais segurança, eliminação de barreiras arquitetónicas, zona equestre e equipamentos desportivos são algumas das obras deste projeto a três anos que vai ser apresentado no último fim-de-semana da Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria do Algarve (FATACIL) cuja 37.ª edição arranca já amanhã.

“Não pretendemos perder a identidade da FATACIL nem transformá-la noutra coisa que não seja aquilo que tem sido ao longo dos anos, mas obviamente pretendemos dar uma nova linguagem, uma nova roupagem”, observou Francisco Martins.

A organização prevê a entrada de 200 mil visitantes durante os dez dias da FATACIL atraídos pela exposição de produtos nacionais, concertos, espetáculos equestres, exposições e pela gastronomia.

Tendo em conta a afluência esperada e a comodidade dos visitantes, a organização lançou no início desta semana a venda de bilhetes «online».

“O objetivo é facilitar a vida de quem nos visita, neste caso, com ingressos pré-comprados”, disse Francisco Martins, apontando que o estacionamento foi reforçado com dois novos parques.

Aquele responsável destacou que o cartaz de concertos deste ano é “100% nacional” estando confirmadas as atuações de DAMA, Anselmo Ralph, The Gift, AGIR, Miguel Araújo, Quim Barreiros, Rita Guerra, Mickael Carreira, Ana Moura e Rui Veloso.

Lagoa é este ano a “Cidade do Vinho 2016” tendo por isso o recinto um espaço dedicado ao vinho que irá colocar em destaque os vinhos nacionais e regionais.

Para aquele espaço da feira está marcado, para 27 de agosto, um brinde que a organização espera que entre no Guiness Book of Records.

Por sua vez o espaço “AMAR a TERRA”, organizado em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve volta a colocar em destaque os produtos tradicionais da terra e do mar do Algarve.

 

Por Lusa