A temporada 2016-2017 do Auditório Municipal de Olhão abre a 9 de setembro, às 21h30, com o espetáculo Dream First – Ouvir a Dança, um projeto de inclusão pela arte da responsabilidade da associação cultural corpodehoje, desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.

Dream First – Ouvir a Dança é uma iniciativa que conta também com o apoio da SIC Esperança, em parceria com o Portugal Masters Golf, que decorre entre novembro de 2015 e setembro de 2016 com crianças em situação social vulnerável e adultos portadores de deficiência, nos concelhos de Loulé, Tavira e Olhão.

Numa primeira fase, foi trabalhada a relação do corpo com a dança e a música. Numa segunda fase, o projeto recebeu também outras pessoas da comunidade em geral, trabalhando mais especificamente a relação interpessoal e intergeracional para a criação do espetáculo que agora vê a luz do dia no palco do Auditório Municipal de Olhão, interpretado por crianças dos concelhos de Olhão, Loulé e Tavira.

A corpodehoje – associação cultural, foi constituída a 10 de novembro de 2008, com sede em Tavira, e é uma estrutura que visa a criação e produção de objetos artísticos e culturais, abrangendo duas vertentes fundamentais: a artística e a pedagógica.

Tendo em conta que em Portugal a atividade artística tem significativamente maior incidência nas cidades de Lisboa e Porto, a associação acredita que é da maior importância a descentralização, com vista a proporcionar à comunidade em geral maior acesso a atividades artísticas, culturais e de formação.

O espetáculo agora apresentado vem demonstrar que a prática artística contribui para o crescimento do indivíduo, fomentando competências criativas e desenvolvendo uma perspetiva crítica e consciente da realidade da arte contemporânea, com especial incidência para a dança.

 

Por: Município de Olhão