Com cerca de 11 mil habitantes e sete médicos, São Brás de Alportel consegue garantir médico de família para todos os utentes do concelho, integrados no Serviço Nacional de Saúde. Uma conquista muito positiva para os cidadãos e para o município, que continua a acolher novos residentes vindos de outras zonas do país e do estrangeiro.

Com a recém-chegada de um novo médico, São Brás de Alportel reúne no Centro de Saúde uma equipa constituída por sete médicos para garantir uma adequada prestação de cuidados e serviços de saúde aos utentes do município.

O médico de família assume grande importância na nossa sociedade uma vez que a sua relação com o utente envolve uma análise do contexto pessoal e familiar do mesmo, ultrapassando as fronteiras da consulta. Em muitos casos o médico de família pode ser o primeiro a detetar um problema de saúde e, posteriormente, assistir o utente e prestar-lhe o devido encaminhamento de acordo com a sua situação.

O Centro de Saúde de São Brás de Alportel pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve Central e tem associadas duas importantes unidades: a Unidade de Cuidados na Comunidade All-Portellus e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, para além de prestar serviços de atendimento complementar.

A localização deste concelho, no centro do Algarve, foi preponderante para a escolha do novo médico que veio de Viana do Castelo, bem como a boa qualidade de vida que caracteriza São Brás de Alportel, município dotado de diversos serviços. Estes fortes motivos têm levado centenas de pessoas a mudar a sua residência permanente para São Brás de Alportel, decisão que vem sublinhar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela autarquia em prol de um concelho onde prevalece a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel