A aldeia da Cortelha volta a receber, pelo sexto ano consecutivo, a Festa da Filhó. A organização garante boa comida, boa música e muitas gargalhadas.

Depois de mais uma edição dos Manjares Serranos, que trouxe centenas de pessoas à Cortelha no primeiro fim-de-semana de agosto, a organização prepara agora a Festa da Filhó. Este evento, que pretende promover a filhó como uma das especialidades gastronómicas mais características do interior do país, realiza-se no dia 3 de setembro e os visitantes, para além da gastronomia, poderão contar também com as atuações da cantora Sandrine e do comediante Serafim.

Esta iniciativa de promoção da doçaria regional oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer os vários tipos de filhó que podem ser confecionados. Dada a variedade do produto e as suas diferentes formas de fabrico, esta iguaria apresenta múltiplos géneros e formas. Tudo isto pode ser saboreado nesta festa, que conta ainda com uma zona de bar e refeições disponível durante todo o evento.

Organizada pela Associação de Amigos da Cortelha, a festa terá início às 16h00, com o já tradicional Torneiro de Tiro ao Alvo e, às 20h00, Sandrine inicia o baile. O comediante Serafim, natural de Beja e reconhecido pela sua inconfundível pronúncia alentejana, tem atuação agendada para as 23h30. Conhecido a nível nacional pela sua veia humorística, tendo participado em programas de televisão como Sempre em Pé, Sexta à Noite e Portugal no Coração, da RTP, Serafim é também autor de vários livros publicados, entre eles Estórias do Serafim e Não há Sedas nas Lembranças. Na noite de dia 3, este “contador de estórias”, como gosta de se definir, marca presença na Cortelha sob a premissa de colocar todos a rir. De seguida, às 00h30, o baile com Sandrine continua.

A Festa da Filhó, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir, realiza-se desde 2011 e ao longo dos últimos seis anos já recebeu milhares de pessoas, portuguesas e estrangeiras.

 

Por VA / Sofia Coelho