A Associação Armalgarve Polvo e Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura – AEQV, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, estão a organizar a Semana do Polvo 2016. Certame arranca dia 10 de Setembro.

Mostras gastronómicas em vários restaurantes da freguesia, workshops de sushi e cozinha mediterrânica, um concurso de receitas, showcooking, actividades sensoriais para crianças, exposição de esculturas e a realização de um seminário dedicado ao polvo tradicional compõem o cardápio da Semana do Polvo 2016.

28 restaurantes da freguesia de Quarteira (consultar lista aqui) vão confeccionar as mais diversas receitas à base de polvo. As sugestões multiplicam-se e vão desde o tradicional arroz de polvo, ao polvo à lagareiro, passando pela também já conhecida cataplana de polvo, até às sugestões mais inovadoras como o polvo com espuma de manjericão e palete de batata com raspas de laranja ou o polvo braseado com chimichurri sauce com grelos saltados e batatinha nova  na prata e ervas finas.

A realização de dois workshops dedicados ao sushi e cozinha mediterrânica, à base de polvo, fazem igualmente parte da iniciativa. Decorrem nos dias 10 e 11 de setembro, respectivamente, e necessitam de inscrição prévia.

Para os residentes no concelho de Loulé, estão abertas as inscrições no concurso de receitas Polvo Tradicional. A organização fornece os ingredientes necessários à confecção da receita e o vencedor terá um prémio de 150,00€

As inscrições, gratuitas para o concurso de receitas e com um custo de 25€ (vinte e cinco euros) para os workshops, decorrem até 8 de Setembro, na Junta de Freguesia de Quarteira, nas instalações da Armalgarve Polvo (Rua D. João V, Centro Comercial Miravila, Loja 4, 8125-207 Quarteira) ou por email: associacaodopolvo@gmail.com   ou quarteira.vilamoura.aeqv@gmail.com

 

“O polvo não é um bicho mau” dá o mote à expoisção que será inaugurada dia 10 e estará patente durante toda a semana na rua Vasco da Gama, em Quarteira. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas crianças das IPSS’s de Quarteira.

Ainda dedicado às crianças, irá ter lugar no dia 14 uma sessão de actividades sensoriais desenvolvidas pela Docapesca SA.

Logo no dia seguinte, o centro autárquico de Quarteira irá acolher a realização do seminário Polvo Tradicional, onde serão divulgados publicamente os Estudos de Mercado realizados no âmbito do projeto “Polvo Tradicional”, decorrido até final de 2015. 

No último dia do certame, dia 17, irá ter lugar o showcooking Com Polvo – Docapesca, junto ao Mercado de Quarteira. A iniciativa é aberta ao público.

São parceiros desta iniciativa a Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Docapesca – Portos e Lotas S.A, Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, Pingo Doce e Delicifrutas.

 

Por:  Associação dos Armadores da Pesca do Polvo do Algarve