O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes garantiu hoje aos deputados do Partido Socialista que o Governo de António Costa vai avançar com a construção de uma nova Ponte para a Ilha de Faro.

 

A garantia do governante foi transmitida durante uma audiência solicitada pelos parlamentardes socialistas eleitos pelo Algarve depois de no fim-de-semana os deputados terem juntamente com os autarcas do PS Faro visitado a Ilha de Faro e exigido do Governo a construção de uma nova ponte e o realojamento dos pescadores.

De acordo com o Ministério do Ambiente, a construção da nova ponte para a Ilha de Faro será lançada ainda este ano tendo o Governo já garantido financiamento para a obra assim como para o realojamento dos pescadores que desejem ficar na Ilha de Faro. 

A nova ponte que garantirá o acesso rodoviário, ciclável e pedonal à única praia urbana de Faro terá um tabuleiro com 11 metros de largura permitindo a criação de duas faixas, um corredor para peões e um corredor para bicicletas, pondo fim às longas filas de trânsito que todos os anos marcam a época balnear dos farenses e oferecendo segurança aos peões.

Os deputados António Eusébio, presidente do PS Algarve e Luís Graça, vereador na Câmara Municipal de Faro consideram que a decisão do Governo socialista faz justiça à capital do Algarve depois do anterior governo ter desistido da realização desta obra faltando com a palavra dada.

Recorde-se que a atual câmara PSD / CDS-PP chegou em conjunto com o anterior governo de direita a anunciar o início da construção desta ponte em 2014 mas a promessa nunca foi honrada pela coligação de direita no Governo e na Câmara.

Os socialistas recordam que há menos de um mês a autarquia farense assumia que não tinha financiamento para a realização da ponte para a Ilha de Faro e agora que o Governo do PS garantiu o financiamento para a construção da ponte que o PSD e o CDS não quiseram fazer o presidente da Câmara de Faro vem à pressa e como o cuco tentar colocar os ovos em ninho alheio.

Como sugestão de futuro os socialistas acreditam que é necessário agora que a câmara cumpra com a sua parte criando um painel informativo dos estacionamentos ocupados de forma que o automobilista possa escolher deixar a viatura logo no parque de estacionamento à entrada da ilha ou atravessar a ponte e estacionar, caso existam lugares vagos, no interior da ilha de Faro.

Na mesma reunião ficou a garantia do Ministério do Ambiente de financiar o realojamento de 50 famílias de pescadores na Ilha de Faro, criando para o efeito na zona desafetada, um núcleo piscatório, com casas e todos os equipamentos indispensáveis à atividade da pesca correspondendo a uma antiga aspiração de parte significativa dos pescadores e das associações de moradores que não aceitavam a proposta da Câmara de Faro de os colocar para fora da ilha onde sempre viveram e trabalharam.

 

Por PS Algarve