Vem a Comissão Política de Concelhia da JSD/Portimão, por esta forma pública, remeter à consideração dos portimonenses algumas considerações sobre a presença do Sr. Primeiro-Ministro, Dr. Costa, no Concelho de Portimão para promover a sessão de inauguração de um hotel de cinco estrelas de um conceituado grupo hoteleiro.

 

 

Assim, vem elencar a JSD deste concelho as seguintes considerações:

1. Felicitar o Grupo Pestana por mais este investimento em Portimão, onde está há décadas com qualidade e sucesso, sendo um grupo de grande importância para o crescimento do turismo e o desenvolvimento social do Município, que nunca por ele ficou esquecido no impar trajeto de aumento de unidades e camas em território nacional e em várias partes do mundo, designadamente em várias capitais referência internacional.

2. Realçar que este é um hotel de 5 estrelas, facto que não acontecia há décadas em Portimão, ao contrário de muitos dos restantes Concelhos da região e seguramente por falta de atratividade de investidores, dado que nos recordamos dos planos e dos anúncios que foram feitos ao longo dos últimos 40 anos de (des)governo do PS em Portimão.

3. Esperar que este investimento, ao que sabemos com capitais exclusivamente privados, contribuía decisivamente para a exequibilidade do plano de reequilibro e de sustentabilidade do Autódromo e desejamos que seja este o momento de viragem, que permita que sejam criados finalmente os 2.650 postos de trabalho (1.650 diretos) e que Portimão tenha mais 700.000 turistas por ano, promessas feitas, e naturalmente também não cumpridas, em 2008 pela Câmara Municipal de Portimão, sendo então seu presidente o socialista Dr. Manuel da Luz e presidente do órgão fiscalizador municipal, a mui digna Assembleia Municipal, a socialista hoje presidente do Município, Dra. Isilda Gomes.

4. Recordar que a Câmara Municipal, para além da cedência dos terrenos em 2006 por 99 anos, parte dos quais adquiridos por 1.350.000 de euros, expropriou e pagou terrenos necessários aos acessos, isentou de taxas e rendas a Parkalgar durante 12 anos, fez um contrato de publicidade de 8.200.000 milhões e prestou serviços graciosamente, isto é, o Executivo Municipal liderado então pelo Dr. Manuel da Luz e a Assembleia Municipal liderada até 2009 pela Dra. Isilda Gomes, investiram entre 12 a 15 milhões de euros neste projeto, usando uma volumosa verba que tão necessária teria sido para reais obras estruturantes de criação de emprego e de efetiva fidelização de turismo de qualidade.

5. Sublinhe-se que a Dra. Isilda Gomes foi Governadora Civil de 2007 a 2011, acumulando entre 2007 e 2009 a presidência do órgão fiscalizador do Município de Portimão, a Assembleia Municipal, ou seja teve amplas competências legais e suficiente poder político para ter travado o descalabro financeiro em que o PS nos lançou e para impedir a falência técnica da Câmara Municipal de Portimão, cuja tesouraria se viu obrigada a pagar de forma direta mais de 10 milhões de euros para o dossier Autódromo e a ter custos de 3 a 5 milhões de euros, por aquisições, isenções e outras contrapartidas.

6. Espera-se que mais que uma presença social e política numa inauguração de capitais privados, que a Dra. Isilda Gomes já em ritmo de campanha autárquica, explique de forma transparente aos Portimonenses quanto é que afinal investimos até hoje neste projeto e o que dele retiramos em contrapartidas financeiras (receitas diretas e indiretas) e sociais (novos empregos). Em síntese a transparência deve ser colocada em pratica e deixar de ser uma palavra de retórica de discursos, mais ou menos inflamados da presidente socialista da Câmara Municipal de Portimão.

7. Mais se espera que o Primeiro-Ministro diga quais os recursos públicos que o Poder Central, pode e deve dar, ao Município de Portimão a curto, médio e longo prazo, sem calendários eleitorais e sem olhar a quem politicamente terá a responsabilidade de administrar o Concelho e de gerir a Câmara Municipal a partir de finais de 2017. Igualmente espera-se uma palavra sobre o futuro da Parkalgar onde cada Portimonense tem pelo menos 250 euros de acções, dados os milhões que o PS de Portimão alienou a este projeto...

Relativamente ao apelo populista da Senhora Presidente de Câmara, um único ponto a assinalar:

8. Que não sejam pedidos tão irrisórios quantos o da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Portimão em busca do "show-off" ao pedir uma prova da fórmula 1 quando o Autódromo Internacional do Algarve nem está homologado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), embora esteja considerado de Grau 1 e apto a receber futuramente. Que igualmente ignorou o facto dos preços praticados por bilhete diário rondarem os 100€ ou do custo mínimo anual de prova ser de 30 milhões de euros anuais... sobre isto, nem uma palavra. Só "show.off".

 

Por JSD Portimão