Na conferência «Observatório: O Imobiliário em Portugal», Presidente da Câmara convidado a explicar processo de reabilitação urbana.

O Presidente da Câmara defendeu ontem em Lisboa que a rapidez no tratamento administrativo dos pedidos de licenciamento é uma das chaves do sucesso que Faro tem tido no processo de reabilitação urbana em curso. Falando como orador convidado na conferência “Observatório: O Imobiliário em Portugal”, que teve lugar no Palácio Foz, Rogério Bacalhau deu o exemplo do processo de licenciamento da nova unidade hoteleira que irá nascer no espaço do antigo Centro Comercial Atrium, que demorou menos de um mês a ser deferido.

Com efeito, explicou, “desde que o projeto deu entrada na autarquia, a 9 de Setembro, até que o mesmo foi aprovado em Reunião de Câmara, a 3 de Outubro, decorreram apenas 24 dias. Isto com os respectivos pareceres e relatórios técnicos, internos e externos. Penso que esta celeridade dinamiza a economia local e incentiva a criação de novos negócios.” O novo hotel de quatro estrelas e 83 quartos vai permitir dar uma nova dinâmica a este espaço central, encerrado desde 2009.

Na sua intervenção Rogério Bacalhau elencou ainda outros fatores propiciadores deste círculo virtuoso: “há agora mais hotelaria classificada e alojamento local; a restauração está mais qualificada e chamativa; o espaço público está mais arranjado e existe um regime de áreas de reabilitação urbana muito atrativo”, explicou o autarca. Como corolário, Faro poderá assistir nos próximos tempos à eclosão de mais 275 camas nas áreas de reabilitação urbana (ARU’s) criadas: 152 camas para empreendimentos turísticos e 123 de alojamento local.

Outras razões que ajudam a explicar o sucesso são, para o Presidente da Câmara, “a proliferação de companhias de low-cost, a centralidade e notoriedade recente de Faro e, ainda, a existência de um naipe consolidado de jovens empreendedores locais altamente qualificados e atentos aos novos fenómenos no capítulo do turismo, restauração e alojamento”.

A conferência foi uma organização do Jornal de Negócios. No painel dedicado à “Gestão de Cidades – Turismo Local VS. Habitantes Locais” intervieram ainda o Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, a Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Cristina Siza Vieira e o Presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal, Eduardo Miranda.

 

Por CM Faro