Concretizando uma aspiração partilhada durante décadas pela comunidade são-brasense, na década de 1960, o ilustre são-brasense José Lourenço Viegas tomou a si a benemérita iniciativa de construir e ofertar à sua terra o tão desejado Hospital de São Brás, realizando a custas suas a obra de construção do edifício e o apetrechamento do mesmo com todos os equipamentos necessários.

Volvidos alguns anos, a 6 de novembro de 1966, era inaugurado o Hospital José Lourenço Viegas, que atualmente alberga o Centro de Saúde de São Brás de Alportel, onde funcionam a Unidade de Cuidados na Comunidade UCC Al-Portellus e uma unidade de cuidados de saúde pública, de portas abertas, há meio século, a toda a população são-brasense.

Homem de visão e coração, são-brasense da diáspora, José Lourenço Viegas, que concebeu um hospital moderno para São Brás de Alportel, nos inícios dos anos sessenta. A sua atitude altruísta, por esta e outras obras beneméritas, levou mesmo o Presidente da República de então, Américo Tomás, a agraciá-lo com as insígnias da Ordem de Mérito, grau de Comendador, em 1966.

Os primeiros passos para a concretização deste sonho tinham sido dados em 1923, quando João Viegas Louro, o Prior João Rodrigues de Passos Pinto, Virgílio Passos formaram com outras personalidades uma “Comissão Fundadora” para angariar fundos e subsídios. Infelizmente tais esforços viriam a revelar-se ingloriosos e, desde então, muitas outras iniciativas foram realizadas pelo povo.

A esperança renasceu mais tarde, quando José Lourenço Viegas assumiu a direção integral de todo o processo de construção do edifício do futuro hospital, um projeto com assinatura do arquiteto Carlos Ramos, um dos pioneiros da arquitetura moderna em Portugal e vencedor do Prémio Valmor, uma distinção na área da arquitetura. A primeira pedra foi colocada no dia 30 de abril de 1961 e a empreitada foi entregue a José António Fradinho.

O edifício viria a ser ocupado pela primeira vez no dia 25 de outubro de 1966, e a inauguração teve lugar no dia 6 de novembro do mesmo ano, na presença do Presidente da República, Américo Tomás. Atualmente funciona nas mesmas instalações o Centro de Saúde de São Brás de Alportel, com gestão da Administração Regional de Saúde do Algarve.

A construção de um Hospital em São Brás de Alportel, na segunda metade do século XX, veio trazer maior autonomia, segurança, saúde e bem-estar para a população são-brasense, com a conquista de uma maior proximidade e melhores acessos à prestação de cuidados de saúde, um serviço essencial para uma vida com mais qualidade.

Para assinalar o cinquentenário deste edifício da maior importância na História e na vida da comunidade são-brasense, à Santa Casa da Misericórdia, entidade proprietária do edifício, associaram-se as autarquias locais: Município e Junta Freguesia de São Brás de Alportel, para promover um programa comemorativo, aberto a toda a população. Assim, no próximo dia 6 de novembro, domingo, realizar-se-á uma Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos da inauguração do Hospital José Lourenço Viegas, a ter lugar pelas 11h30, no edifício do atual Centro de Saúde.

As comemorações prosseguem no dia 18, sexta-feira, com a realização de uma tertúlia sobre este meio século de História, na Galeria Velha do Museu do Trajo, pelas 18h30. Complementarmente, estará exposta à comunidade uma exposição informativa de rua, para contar a história deste edifício que foi um marco muito importante na construção de um concelho e de uma sociedade mais solidária e feliz.

 

Por CM São Brás de Alportel