O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, esteve presente na assinatura do Acordo de Cooperação entre o Centro Paroquial de Martim Longo e o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro (CDSS), relativo ao Lar de Martinlongo, que teve lugar em Faro, no passado dia 15 de dezembro.

No ato as duas instituições estiveram representadas pelo presidente da Direção do Centro Paroquial, organismo gestor do equipamento social, Diácono Albino Martins, e pela diretora do CDSS de Faro, Dr.ª Margarida Flores.

O referido acordo contempla o limite máximo que a segurança social protocola com as Instituições Particulares de Solidariedade Social em casos similares e que corresponde a 80 % das vagas. No caso do Lar de Martinlongo serão 29 vagas, das 37 existentes, a beneficiar de comparticipação financeira, o que irá permitir o acesso de membros de famílias mais carenciadas aos serviços que irão ser prestados pelo novo Lar de Idosos.

Para Osvaldo Gonçalves, “a assinatura deste acordo veio trazer uma maior justiça social no acesso aos serviços e cuidados que irão ser prestados no Lar de Martim Longo, permitindo, deste modo, que o investimento realizado na construção do Lar esteja ao serviço das famílias que mais necessitam”.

Recorde-se que o novo equipamento social implicou um investimento total de 1.259.319,38€, inteiramente suportado pela Câmara Municipal de Alcoutim que o cedeu, pelo prazo de vinte anos, ao Centro Paroquial de Martim Longo através da assinatura de um contrato de comodato com a finalidade de desenvolver as valências de lar de idosos, centro de dia, centro de convívio, apoio domiciliário e poio domiciliário integrado.

 

Por: CM Alcoutim