O Rotary Club de Loulé, atribui anualmente o galardão denominado «Profissional do Ano»

...ao cidadão, conhecido na sua comunidade, que se distinga por «promover e aderir aos mais altos padrões de ética na sua ocupação, incluindo a lealdade para com os seus colaboradores e contactos de trabalho, bem como a adoção de um tratamento justo para com eles, seus concorrentes, o público e todos aqueles com os quais mantém relações profissionais».
Assim, o clube deliberou homenagear neste ano rotário como Profissional do Ano Luís Manuel Mendes Guerreiro, por “reconhecer a excelente e marcante obra”.

Quando de Cultura se trata, Luís Guerreiro é uma das atuais figuras de relevo no que se refere a conhecer a História do Concelho de Loulé, mas não só, também do Algarve.

Com 56 anos, Luís Manuel Mendes Guerreiro, nasceu em Querença, a 4 de setembro de 1960, filho de Manuel Guerreiro (Manuel Custódio) e Maria da Silva Mendes (90 anos). Estudou Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, mas desde cedo percebeu o seu caminho e paixão pela Cultura.

Com cerca de 3 décadas de atividade na Câmara Municipal de Loulé, desempenha também a função de Presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, sedeada em Querença.

Uma nova batalha surgiu este ano na vida de Luís Guerreiro. Diagnosticado em fevereiro com um tumor cerebral, o que o obrigou a reduzir drasticamente o ritmo de trabalho e de vida, este homem ativo da Cultura Regional e Nacional não acredita na derrota e prova diariamente ser um “grande guerreiro”, e não apenas de nome.

Luís Guerreiro recebeu, no dia 16 de janeiro, uma significativa homenagem de “Reconhecimento Profissional” prestada pelo Rotary Clube de Loulé, no Tivoli Marina Vilamoura.

Num jantar, onde não faltaram emoções, seguiu-se o momento em que o Presidente do Rotary Clube de Loulé, António Andrade, Manuel Filipe Semião, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Loulé e João Martins, Vereador da Câmara Municipal de Loulé em representação do Presidente Vítor Aleixo, entregaram o troféu ao homenageado, que falou deste momento muito significativo.

Luís Guerreiro agradeceu a todos os presentes e ao Rotary Clube de Loulé tal distinção, fazendo no seu discurso uma passagem pelos momentos mais importantes da sua vida, onde de forma muito emocionada refere o seu percalço de saúde e a forma como o encarou, cheio de coragem e positivismo. Refere também a importância que a família e em particular a esposa, assim como todos os seus amigos tiveram na sua recuperação, através do apoio dado ao longo deste tempo.

Posteriormente, a surpresa da noite, foi a projeção de inúmeras fotografias antigas e do percurso profissional de Luís Guerreiro que deleitou a todos.

Ao longo da noite foram vários os presentes que deixaram mensagens de apreço ao homenageado.

No final da cerimónia, António Andrade agradeceu a presença de todos, e explicou que a atribuição do prémio de Reconhecimento Profissional é instituído pelo Rotary Internacional e cada Clube tem liberdade para o atribuir ao profissional que considere merecedor, acrescentando ser “uma honra para o Rotary Clube de Loulé homenagear o Eng.º Luís Guerreiro”.