Pilates, Tai Chi, Marchas, BTT, Zumba, Free Dance, Mix Training, Boxe, Hidroterapia, Aquafitness ou até o Hydro Deep são as atividades gratuitas que fazem parte de um programa desportivo, denominado «Quinzena Vital Cities», aberto a toda a população, e que decorre de 1 a 19 de março, no Concelho de Loulé.

Mas para além destas iniciativas, um dos pontos altos desta Quinzena será o encontro transnacional Loulé-Cracóvia-Ústí nad Labem, integrado no projeto Vital Cities. Loulé irá receber dois dos dez parceiros desta rede – o município polaco de Cracóvia e o município checo de Ústí nad Labem – que estarão no Concelho para uma troca de experiências, nomeadamente no que diz respeito aos projetos que a Autarquia irá desenvolver no âmbito deste programa europeu, bem como uma visita a alguns espaços desportivos.

Está previsto ainda um ciclo de 5 debates intitulado “Compromisso com o Desporto” onde serão abordados temas como o financiamento desportivo e a atividade física como instrumento da inclusão e da promoção da saúde, a formação creditada pelo IPDJ “Os jogos reduzidos e condicionados no treino de futebol” ou o seminário “Obesidade e os novos desafios da atividade física”.

Todas estas atividades surgem integradas no projeto europeu “Vital Cities – Make You Active”, uma rede de dez municípios europeus liderada por Loulé. Promover um estilo de vida ativo e saudável que contribua não só para combater o sedentarismo enraizado, mas também para fomentar a coesão social é o principal objetivo do projeto.

A Câmara Municipal de Loulé juntamente com diversos parceiros locais, nomeadamente clubes desportivos, IPSS ou escolas, desafiam, assim, a comunidade para participar nestas atividades.

A participação é totalmente gratuita mas carece de inscrição prévia, realizada até 24 horas antes do início da atividade. A inscrição é feita por email (Professor Tiago Guadalupe tiago.guadalupe@cm-loule.pt)  e deverá conter nome completo, telefone e atividades que os interessados pretendem participar (dia, local e horário).

O programa completo poderá ser consultado no site Loulé Desporto ou através do link http://louledesporto.com/quinzena-de-actividades-vital-cities-make-you-aactive/

“Aceite o desafio e deixe-se contagiar por uma Quinzena repleta de movimento, boa disposição e momentos de reflexão e debate” é o apelo que a Autarquia lança a todos.

 

Por: CM Loulé