(subsídios de transporte, alojamento e bolsas de estudo)

O executivo municipal aprovou os apoios a atribuir no presente ano letivo aos alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior. No total serão 68 alunos de ambos os níveis de ensino, sendo 33 alunos do ensino secundário e 35 alunos do ensino superior, que se candidataram aos subsídios de transporte e alojamento e a bolsas de estudo, ao abrigo dos respetivos regulamentos municipais.

Os apoios agora aprovados destinado aos 33 alunos do ensino secundário (transporte e alojamento) representam um custo superior a 11 mil euros, enquanto para as 35 bolsas de estudo do ensino superior, que variam entre o valor mínimo de 1060.00 € e o valor máximo de 3180.00 € anuais, se destinam cerca de 46 mil euros.

Sendo essencialmente um apoio aos estudantes, não deixa de ser, sobretudo, um apoio às famílias do concelho para as quais as despesas com educação oneram substancialmente os orçamentos familiares. É também uma aposta do concelho na valorização da escolaridade de doze anos e um incentivo para percursos académicos mais longos, essencialmente dos mais jovens. Com esta medida, o executivo municipal mantém não só o seu compromisso com o desenvolvimento educativo do concelho e o apoio às famílias, como também contribui para a igualdade de oportunidades e a melhoria das qualificações da população do concelho e da região.

 

Por: CM Alzejur