No âmbito do programa «Tavira, Património e Artes» tem lugar, no dia 08 de abril, pelas 10h30, na Ermida de São Sebastião, a palestra «A pintura mural no sul de Portugal: a ermida de São Sebastião de Tavira», por Patrícia Rodrigues Monteiro (Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia),...

... assim como, pelas 21h30, na Igreja da Misericórdia, o concerto “Jóias da Música Sacra Portuguesa – Séc. XVI a XVIII”.

Entre o património existente na região sul do país encontram-se as soluções decorativas onde a cal foi presença dominante: esgrafitos, argamassas ornamentais, barramentos e pinturas murais.

A familiaridade material e conceptual entre estas técnicas deu origem a campanhas artísticas complexas, muitas vezes, concebidas de acordo com uma lógica de obra de arte total. De entre todas, a pintura mural merece destaque, não só pelo seu virtuosismo plástico, mas também pela sua capacidade em estabelecer o sincretismo entre os vários elementos que se conjugam no espaço arquitetónico.

No Algarve, a pintura mural permanece ainda um tema pouco explorado. Neste sentido, é apresentado o exemplo das pinturas descobertas, na Ermida de São Sebastião, em Tavira, submetendo-as a uma leitura comparativa que se pretende abrangente, enquadrando-as nas principais morfologias de pintura existentes em outros pontos do país. Sendo certas as dificuldades para a reabilitação destes (e de outros) valores patrimoniais, torna-se urgente conhecer e divulgar a realidade da pintura mural de modo a promover o debate quanto à viabilidade da sua preservação e dinamização.

Ainda no seguimento deste programa, realiza-se, no mesmo dia, pelas 21h30, na Igreja da Misericórdia, o concerto de canto e órgão “Jóias da Música Sacra Portuguesa – Séc. XVI a XVIII” com Carla Simões (soprano) e Armando Vidal (órgão).

O programa contempla o seguinte alinhamento:

 

Séc. XVI

“Tiento de medio registro de tiple 7º tono” - F. Correa Arauxo (1583-1654)

Órgão solo

“In die tribulationes” - Damião de Goes (1502 - 1574)

“Quia fecit mihi magna”

“Fecit potenciam in brachio suo” - Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635)

 

Séc. XVII

Batalha de sexto tom - Pedro de Araújo (1640-1705)

Órgão solo

 

Séc. XVIII

“Fac me vere” - Stabat Mater- João Rodrigues Esteves (1700-1755)

“Te gloriosus”

“Miserere” - Te Deum - Francisco António de Almeida (1702-1755)

“Laudamus te” - Missa em Sol M - Carlos Seixas (1704-1742)

“Qui venturus”

“Anima mea” - Mattutini dei Morti - David Perez (1711-1778)

“Laudamus te” - Missa Grande - Marcos Portugal (1762-1830)

 

Tocatta per Organo 22 em Dó Maior - F. Xavier Baptista (1730-1797)

Órgão solo

 

“Saggio nocchiero” - La Giuditta - Francisco António de Almeida

 

Tocatta per Organo 8 em Sol Maior - F. Xavier Baptista

Órgão solo

 

“Già turbini'è tempeste” - Il trionfo di Davidde - Brás Francisco de Lima

 

Por: CM Tavira