Domingo, 22 de Setembro de 2019 |
Páscoa saudável?

21:10 - 16/04/2017     178 visualizações OPINIÃO
Atualizado em: 18/04/2019
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por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Chegámos a mais uma época festiva no ano, desta vez o dilema em cima da mesa é entre as amêndoas de chocolate ou caramelizadas, os vários folares, i.e. o oferecido pela avó que tem o ovo no centro, o outro oferecido pela madrinha que por acaso tem uma calda de açúcar muito apetecível e ainda, as versões mais atuais com alfarroba elaboradas pela mãe ou pela sogra. A juntar a isto tudo, ainda há um cabrito ou um borrego acompanhado de um belo vinho tinto e ainda um medronho ou aguardente para finalizar a refeição e fazer as suas delícias à mesa.

Pois bem, a minha sugestão, tal como foi a do Natal, é que aproveite a época, desfrute destas pequenas delicias festivas, apenas na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa, sendo que nas próximas duas semanas terá oportunidade de fazer uma restrição calórica mais acentuada para compensar.

Opções para atenuar os desajustes calóricos:

- Consumir uma sopa de legumes no início da refeição, faz com que já não tenha tanto apetite a seguir;

- Alternar entre a água e o vinho ao longo da refeição;

- Aromatizar a água com canela, erva-doce e fruta para as crianças;

- Acompanhar o cabrito e o borrego com salada para além da batata ou arroz no prato;

- Preferir os folares caseiros, experimente substituir a farinha de trigo por farinha integral e de alfarroba e metade do açúcar por adoçante natural (Stevia), a balança agradece e o sabor é muito agradável;

- Realizar lanches ao longo do dia, os períodos de jejum não são benéficos, pois em seguida terá mais fome. O que interessa neste caso, não é o equilíbrio calórico, mas sim, o equilíbrio nutricional, pois mesmo com poucas calorias o excesso de gordura e açúcar irá acumular-se;

- Aproveitar para caminhar, promova uma caça ao ovo com as crianças ou acompanhe as Procissões alusivas à Páscoa;

- Escolher ovos da Páscoa pequenos e amêndoas simples.

Lembre-se que a Obesidade não surge por dois dias de festa, mas sim, por muitos dias consecutivos de deslizes alimentares.

Uma Santa Páscoa.

 

 
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