O CRESC ALGARVE 2020 lançou novos concursos no âmbito do sistema de incentivos: Inovação Produtiva, Empreendedorismo qualificado e criativo, Internacionalização das PME, Qualificação das PME e Vales Oportunidades de Investigação. Destes concursos, dois são exclusivos para empresas que se localizem na baixa densidade.

Os objetivos específicos dos referidos concursos consistem em conceder apoios financeiros a projetos que promovam a competitividade das empresas do Algarve

Na Inovação Produtiva foram lançados três concursos, através dos quais podem ser apoiados projetos de construção, ampliação ou alteração de processos de produção. Destacam-se nestes avisos os apoios para obras no setor industria e no turismo quando se tratem de investimentos que contribuam para atenuar a sazonalidade.

No âmbito do Empreendedorismo Qualificado e Criativo são apoiados projetos, de empresas com menos de 2 anos, que contribuam para a promoção do espírito empresarial, facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas.

Para promover a Internacionalização PME foi lançado um concurso que visa alargar a base exportadora, aumentando o número de novas empresas exportadoras, ou incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam.

No âmbito da Qualificação PME pretende-se selecionar projetos que visem ações de qualificação de PME em domínios imateriais através de ações de marketing, registo de marcas, registo de patentes e certificações de qualidade, entre outras.

Através dos Vales Oportunidades de Investigação, as empresas têm a possibilidade de promoverem a avaliação e identificação de problemas técnicos que importa resolver, de forma a permitir reforçar a competitividade da empresa ao nível da melhoria de produtos e de processos.

Destaca-se que no âmbito dos sistemas de incentivos, o CRESC ALGARVE já aprovou 292 projetos empresariais com um investimento total previsto de cerca de 85 milhões, e um apoio comunitário de cerca de 42 milhões. Estes investimentos vão criar cerca de 1100 postos de trabalho, dos quais 31% qualificados.

 

Por: CCDR Algarve