No âmbito das comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal preparou um programa com iniciativas que assinalam este acontecimento de reconquista da liberdade e democracia do povo português.

Destaque para a atuação de Virgem Suta, no dia 22 de abril, pelas 22h00, no Mercado da Ribeira. No dia 23, pelas 21h30, no mesmo local, Domingos Caetano canta Zeca. No dia seguinte, pela mesma hora, e também no Mercado da Ribeira, Filhos da Música (projeto de covers da Banda Musical de Tavira). Já, no dia 25 de Abril, no mesmo espaço, atua, pelas 17h00, a Banda Musical de Tavira com a Armação do Artista (música e poesia).

Outros momentos de música, folclore, bem como de cinema/documentário completam o programa.

As celebrações de Abril contam, ainda, com a V Mostra da Primavera, entre 22 e 25, na baixa da cidade (Rua do Cais, Jardim do Coreto e Mercado da Ribeira).

Os produtos tradicionais e o artesanato do concelho e da região da Serra do Caldeirão voltam a estar em evidência. Cerca de 65 stands e 100 expositores marcam presença neste certame, aliando os saberes ancestrais com a inovação e o design.

Cestaria e empreita, malhas e rendas, cerâmica e azulejaria, trapologia e tecelagem, joalharia artesanal e bijutaria, assim como velas decorativas, miniaturas e brinquedos em madeira poderão ser adquiridos nesta mostra.

A todos estes produtos juntam-se as aguardentes, os licores, a doçaria regional, as compotas e os frutos secos, o pão e as costas, o mel e seus derivados, as ervas aromáticas e medicinais, o azeite e o vinho, assim como os produtos de agricultura biológica, numa panóplia de sabores e cheiros que refletem a nossa essência e autenticidade.

O programa da Mostra é diversificado e gratuito.

Oportunidade, ainda, para celebrar, nos Paços do Concelho, o aniversário do 25 de Abril, cujo hastear das bandeiras está marcado, para as 10h30, seguindo-se a sessão solene, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Botelho, do Presidente da Assembleia Municipal, José Baía, e dos representantes dos partidos políticos com assento nos órgãos autárquicos.

 

Por: CM Tavira