No dia 30 de abril, pelas 10h00, decorre, com partida e chegada na Praça da República, em Tavira, uma marcha distrital alusiva à prevenção dos maus tratos na infância e juventude.

Esta ação integra a campanha de consciencialização da comunidade e da família para os direitos das crianças e dos jovens, a qual tem vindo a decorrer durante este mês. A campanha Laço Azul (Blue Ribbon) surgiu, em 1989, na Virgínia, nos E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o intuito de suscitar a curiosidade. A história que Bonnie contou foi trágica e revelou os maus tratos exercidos nos seus netos. O azul simboliza a cor das lesões e deverá servir como um lembrete para a defesa dos mais desprotegidos.

Esta campanha, que começou como a homenagem de uma avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram como resultado de abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

A marcha, inserida no calendário regional do Algarve 2016/2017, trata-se de uma organização do Município de Tavira, com a colaboração da Oficina do Barrocal e parceria do IPDJ.

 

Por: CM Tavira