O mais recente estudo da consultora Savills diz que, todas juntas, as propriedades do mundo inteiro somam perto de 230 biliões de dólares. Os preços globais dos ativos imobiliários subiram 5% no último ano, fazendo com que o valor total das propriedades no planeta tenha aumentado de 217 biliões de dólares no início de 2016 para 228 biliões no final do ano.

O imobiliário global, de acordo com o relatório da consultora, citado pelo Diário Imobiliário, é a classe de ativos mais valiosa. Ações e títulos financeiros combinados Juntos somam apenas 170 biliões de dólares. O valor de todo o ouro já minado ao longo da história mostra a insignificância ainda maior perante o imobiliário, representando somente 6,5 biliões de dólares.

"O PIB (a preços constantes) cresceu 2,3% em 2015/16, de modo que o valor do ativo imobiliário mundial cresceu mais rápido do que sua renda. Isso significa que o mundo agora possui ativos imobiliários no valor de 2,8 vezes a sua renda anual (PIB). Este rácio imobiliário ativo/rendimento aumentou de 2,7 em 2015".

Residencial concentra maior fatia de valor do setor imobiliário

A maior parte do valor imobiliário mundial encontra-se na propriedade residencial, que compõe três quartos de todo o stock imobiliário. Por si só, isso equivale a 168,5 biliões de dólares. Existem aproximadamente 2,05 biliões de lares em todo o mundo, de modo que a casa média é avaliada em cerca de 82.000 dólares.

Esse valor está naturalmente concentrado nos países desenvolvidos, principalmente América do Norte e Europa. A América do Norte contém apenas 7% da população mundial, mas 22% de todos os bens de propriedade residencial. Da mesma forma, a Europa contém 11% dos povos do mundo, mas 23% da propriedade residencial.

No entanto, o valor total do imóvel comercial cresceu mais rápido, 7% do que o residencial em 2016. Este crescimento dos preços dos ativos foi muito mais rápido do que os títulos globais (2%), mas mais lento do que o das ações globais, que aumentou em 9%. O maior potencial de crescimento está nas economias menos desenvolvidas. 

Em jeito de conclusão a Savills diz que "isso significa que as capacidades geradoras de renda do setor imobiliário tornaram-se mais importantes e atualmente parecem atrativas em muitos mercados em comparação com as taxas de juros locais".

 

Por: Idealista