por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

O Maio no Algarve inicia-se com muito sol, consumo de caracóis, papas de milho (xarém), figos secos com erva-doce, bolos de mel, cerveja e aguardente de medronho.

Esta quinzena dou-lhe sugestões mais equilibradas para que o seu Dia de Maio seja interessante e para que mantenha a sua saúde.

Aproveite os eventos ao ar livre para se mexer, faça um piquenique com os amigos e familiares, aproveite o bom tempo que se faz sentir, caminhe pela serra ou praia, sempre com uma garrafa de água por perto, com as temperaturas mais elevadas, há maior predisposição para a desidratação. Participe nas danças dos ranchos folclóricos que nos presenteiam sempre nesta altura.

 

Relativamente aos petiscos para o seu piquenique:

- Leve uma salada simples de alface, muito prática e não tão perecível com o calor;

- Leve palitos de cenoura, pepino e curgete feitos frescos ou no forno para petiscar;

- Confecione batatas-doces às rodelas no forno, borrifadas com azeite e orégãos, para substituir as tradicionais batatas de pacote;

- Consuma mais caracóis do que pão e opte por pão integral, tem mais fibra e ajuda a reduzir a absorção de gordura;

- Se quiser pode substituir o pão e as batatas por um pouco de xarém;

- Evite as manteigas;

- Leve fruta fresca para sobremesa;

- Lembre-se que mais vale beber 2 cervejas do que 2 copos de sumo “processado”;

- Água aromatizada ou chá para as crianças;

- Quanto ao medronho, prefira só provar, porque sendo uma aguardente, 150ml equivalem a 400-500kcal.

Os caracóis são um alimento excelente, rico em água, proteína e sais minerais; já possuem sal na sua composição, por isso condimente-o com especiarias, ervas aromáticas (ex. orégãos, poejo), malagueta, limão e evite, os caldos para cozinhar e enchidos para apurar o sabor. Na compra, escolha os que são produzidos em cativeiro e certificados Se for você a apanhá-los, atenção, pois podem estar perto de zonas poluídas e sofrer o sério risco de ser contaminado microbiologicamente.

 

Desfrute.