por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Muitas pessoas chegam à minha consulta, com este “problema”.

Antes de mais importa explicar o que é o metabolismo, que não é mais do que o conjunto das reações e transformações que ocorrem no nosso corpo, quer de anabolismo (construção) ou de catabolismo (degradação). Todos estes processos acontecem através da ação de enzimas, hormonas e outros produtos metabólicos. O metabolismo depende de inúmeros fatores (género, idade, doenças, atividade física, alimentação, stress, dietas demasiado restritas, longos períodos de jejum, etc).

Por exemplo, pessoas com hipotiroidismo possuem o seu metabolismo mais lento do que o habitual, pois a tiroide deixa de produzir hormonas (T3 e T4) em quantidades suficientes. Esta patologia não deve ser vista como a causa para o aumento de peso, mas, sim, um fator que poderá dificultar a sua redução. Contudo pequenas mudanças diárias ajudam a acelerar o metabolismo:

1º - Tome sempre o pequeno-almoço –esta refeição vai dar o “boom” necessário para iniciar o dia e quebrar o jejum noturno;

2º – Faça refeições frequentes – o nosso organismo é como um comboio a vapor, que necessita sempre de “carvão” para funcionar. Coma de 3 em 3 horas vai manter o metabolismo acelerado e evitar que fique faminto e coma mais na refeição seguinte.

3º - Beba água – Uma hidratação correta acelera o metabolismo e se a água tiver uma temperatura baixa, obriga o metabolismo a gastar mais calorias (acelerar) para manter a temperatura corporal.

4º - Durma bem e pratique exercício físico – um bom sono faz com que o metabolismo funcione bem e o exercício estimula o corpo.

5º - Coma alimentos termogénicos – Ajudam a acelerar o metabolismo: alho e especiarias (pimenta cayenne e preta, gengibre, canela, açafrão), cafeína (chá verde, café), chocolate preto, frutos gordos (nozes, amêndoas, amendoins…), peixes gordos com ómega 3 (salmão, sardinha, cavala…).

Em suma, apesar do seu metabolismo poder ser lento, existem formas de o acelerar para atingir e manter o peso ideal.