Na meia maratona da Cidade dos Descobrimentos tem de saber correr sobre a água

Queniano Daniel Kipchirchir Komen e Paulo Antunes (SL Benfica) são dois nomes de peso no setor masculino;

Queniana Beatrice Cherono e a portuguesa Mónica Silva (SL Benfica) prometem luta animada no sector feminino;

Últimos 150 metros de prova são percorridos a escassos centímetros da água;

Organização espera recorde de 1000 participantes.

 

É já no próximo domingo que se corre sobre a água!

A XXIX Meia Maratona Intermarché Marina de Lagos, uma das provas mais antigas e únicas do circuito algarvio e nacional, realiza-se a 14 de maio de 2017. Este ano, pela primeira vez, a prova vai incluir o Campeonato do Algarve de Fundo. Para esta edição, o objetivo da organização é selar um novo recorde na corrida e elevar a fasquia no número de inscrições.

150 metros sobre a água são, sem dúvida, uma das maiores bandeiras da Meia Maratona de Lagos. Na chegada à meta, os atletas percorrem um dos pontões de amarração dos barcos, na marina da cidade, depois de atravessarem a Avenida dos Descobrimentos, cruzando o Forte da Ponta da Bandeira e a Praça do Infante, e passarem pela Meia Praia.

Para a XXIX Meia Maratona de Lagos os olhos vão estar centrados no queniano Daniel Kipchirchir Komen, campeão dos 1.500m no Campeonato do Mundo em 2007 e duas vezes vice-campeão mundial no Campeonato do Mundo de Pista Coberta, e um dos mais fortes candidatos à vitória final. O atleta, de 32 anos, tem como melhor marca 1h02h47. No sector feminino, a queniana Beatrice Chorondo e a portuguesa Mónica Silva prometem uma luta de grande nível. A queniana já percorreu a distância em 1h12m28, enquanto a atleta do Benfica tem como cartão-de-visita várias vitórias em Meias Maratonas disputadas em Portugal, bem como vários pódios a nível nacional e internacional.

Para André Santos, presidente do Olímpico Clube de Lagos, esta prova “é especial não só para a organização mas também para a cidade e para os atletas. A aproximação à meta, em que os atletas correm no passadiço da Marina a poucos centímetros da água, tem vindo a ganhar fama e temos participantes de todo o país que querem participar na meia maratona onde se corre sobre a água.”

Relativamente à presente edição, “as expetativas são elevadas pois nos últimos anos tivemos uma média de 700 participantes e queremos chegar aos mil. Outro objetivo é selar um recorde da prova que vigora desde 1993 com a mais-valia de este ano se realizar em simultâneo com o Campeonato do Algarve de Fundo”, conclui André Santos.

Para além da prova principal, com partida em frente ao hotel Marina Club Lagos Resort e chegada na Marina de Lagos, junto à ponte levadiça, realiza-se também a Mega Caminhada Sopromar / Mini Maratona Hospital São Gonçalo de Lagos. Antes decorre uma mini-aula de zumba para aquecer os motores.

Inscrições através do e-mail olimpicoclubedelagos@hotmail.com ou no site da organização.

 

http://www.meiamaratonadelagos.pt/

Sobre a Meia Maratona Intermarché – Marina de Lagos

Esta será a 29.ª edição da meia maratona lacobrigense. O recorde masculino da prova está fixado nos 1h03m14s, por Manuel Matias (Maratona) em 1993. O maratonista representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e conta no seu currículo com triunfos  nas maratonas de Paris e Fukuoka. No sector feminino, a melhor marca está estabelecida nos 1h11m06s, alcançado pela japonesa Haginaga Kanako em 1996.

Entre os vencedores da maior corrida da Cidade dos Descobrimentos podemos encontrar ainda nomes como Sergei Lukin, atleta russo que venceu em Lagos em 2008 em preparação para a vitória na Meia Maratona de Lisboa duas semanas mais tarde, Anatoly Rybakov, Carlos Calado, Manuel Ferraz, e os quenianos James Mibei e Moses Kemei.

A organização está a cargo do Olímpico Clube de Lagos.

 

Por: Olímpico Clube de Lagos