No âmbito do Dia Internacional dos Museus, inaugura no Palácio da Galeria (Museu Municipal de Tavira), no próximo dia 20 de maio, pelas 18h00, a exposição «O Surrealismo em Portugal. A Coleção da Fundação Cupertino de Miranda», estando patente ao público até 31 de dezembro de 2017.

A exposição apresenta uma seleção de obras que testemunha a relevância e as múltiplas faces do movimento surrealista em Portugal, acontecimento artístico que surgiu no horizonte cultural português a partir da década de 30 do século XX, oferecendo uma amostra representativa da coleção do Centro Português do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda. Esta fundação, nascida em 1963, com sede em Vila Nova de Famalicão, possui uma importante e vasta coleção de arte contemporânea, com especial ênfase para autores ligados ao surrealismo português, tais como Ana Hatherly, Carlos Calvet, Carlos Eurico da Costa, Cruzeiro Seixas, Eurico Gonçalves, Júlio dos Reis Pereira, Manuel D'Assumpção, Mário Botas, Mário Cesariny, Mário Henrique Leiria, Pedro Oom, Risques Pereira, entre outros.

Para a exposição no Museu Municipal de Tavira foram selecionadas obras que traduzem as múltiplas variantes linguísticas, genéricas, temáticas e técnicas da produção artística – individual e coletiva – dos autores que protagonizaram a aventura surrealista em Portugal, junto da obra de alguns dos nomes maiores do Surrealismo internacional.

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, realizar-se na ermida de São Sebastião (frente à Biblioteca Municipal Álvaro de Campos), no dia 18 de maio, pelas 17h00, um recital de guitarra clássica, inserido no "Ciclo Guitarras e Património" dinamizado pela Academia de Música de Lagos no âmbito do programa 365 Algarve. Em palco estará a guitarrista Verónika Kristófcsák, que interpretará peças de G. Sanz, S. L. Weiss, Carlos Seixas, M.D. Pujol, F. Sor, H. Villa-Lobos, L. Brouwer e M. M. Ponce.

Biografia e programa:

Verónika Kristófcsák

Natural de Budapeste (Hungria) começou os seus estudos musicais aos oito anos, tendo estudado com Ede Roth. Em 1986 ganhou o terceiro prémio no Concurso Internacional de Kutná Hora (República Checa). Em 1988 ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Guitarra de Vác (Hungria). Em 1990 ingressou na Escola Superior de Música Ferenc Liszt de Györ. Passado um ano mudou-se para Portugal onde continuou os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Professor Piñeiro Nagy. No terceiro ano do curso obteve uma bolsa de estudo, e através do programa Erasmus estudou com os guitarristas Göran Söllscher e Gunnar Spjuth em Malmö (Suécia) durante três meses.

Participou em diversos master-classes dirigidos pelos professores Gordon Crosskey, Ichiro Suzuki, José Pina, Alberto Ponce, Robert Brightmore e Dejan Ivanovich.

Tocou no Segundo Encontro de Guitarra de Lisboa, e interpretou o Concerto n.º 1 em Ré Maior para guitarra e orquestra de M. Castelnuovo-Tedesco no 22º Festival de Música do Estoril. Foi membro do Ensemble Suest’arte, que atuou em Portugal e Espanha por diversas vezes.

Atualmente leciona guitarra na Academia de Música de Lagos, no Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos e no Conservatório de Música de Lagoa. Entre 2007 e 2016 também foi professora de guitarra e de música de câmara no Curso Profissional de Instrumentista da Espamol.

Programa:

G. Sanz

Pavana

Canarios

S. L. Weiss

Fantasia

C. Seixas

Sonata K74

M. D. Pujol

Preludio Tristón

Candombe em Mi

F. Sor

Les Adieux

H. Villa-Lobos

Prelúdio Nº1

L. Brouwer

Un dia de Noviembre

M. M. Ponce

Scherzino Mexicano

Sonatina Meridional

I-Campo

II-Copla

III-Fiesta

 

Por: CM Tavira